Fonte: The Greenest Post
A capital fluminense acaba de ganhar seu primeiro ponto de ônibus com teto verde – e o mérito é todo da população. Sem qualquer ajuda do governo, cidadãos da região do Morro de Vidigal, onde foi construída a intervenção, uniram-se para dar à cidade seu primeiro telhado verde.
Em troca, vão poder colher ervas medicinais na comunidade sempre que quiserem (e de graça!). Isso porque o teto verde foi preenchido apenas com espécies fitoterápicas, cujas propriedades oferecem uma série de benefícios à saúde.
O projeto foi idealizado pelo arquiteto local Guto Graciano e pela chef Graça dos Prazeres, especializada em culinária orgânica viva, que contaram com a ajuda de inúmeros voluntários da comunidade para tirar a ideia do papel.
Batizado de Galeria Viva – Telhado Medicional, o espaço é autossuficiente – isto é, não precisa de cuidados da população, uma vez que possui sistema de rega automático a partir de água da chuva – e oferece uma série de benefícios à região. Entre eles, diminuição da temperatura, aumento da umidade relativa do ar e redução da poluição. Sem contar que dá outro ânimo pegar ônibus em meio ao verde, né?
Os moradores ficaram tão felizes com a novidade que até grafitaram o lugar com belíssimas manifestações artísticas, contribuindo para a revitalização de todo o espaço. Que a moda dos tetos verdes pegue por todo o Brasil.
Você sabia que ações de compensação ambiental contribuem para preservação do meio ambiente?
Entenda o que é neutralização de carbono.