Acontece dia 25 de outubro a segunda etapa da Corrida e Passeio Caixa – Circuito Rios e Ruas, que ocorrerá no centro histórico de São Paulo, com um percurso que passará pelo vale do Anhangabaú e pelo rio Itororó. A largada será na Praça da Sé (Em frente à Caixa Econômica Federal – nº 111), às 7h00, para a corrida, e às 7h05 para o passeio.
Poderão participar da corrida atletas profissionais e amadores, de ambos os sexos, regularmente inscritos de acordo com o regulamento oficial da prova. As inscrições podem ser feitas no site Mostra Rios e Ruas.
O evento que recebeu o Selo Azul por assumir o compromisso de quantificar e compensar 100% das emissões de CO2 provenientes das equipes de montagem, realização e desmontagem do evento, através da compra de créditos de carbono de projetos ambientais certificados, do Programa Evento Neutro (www.eventoneutro.com.br).
Sobre o evento
A Corrida (6k) e Passeio (4k) Circuito Caixa Rios e Ruas, conta com 3 etapas, cada uma passando por roteiros que incluem rios invisíveis e diferentes bacias hidrográficas que regam a cidade de São Paulo. O percurso da primeira etapa, que aconteceu no dia 23 de agosto, visitou o Jardim Zoológico e Jardim Botânico e possibilitou que os participantes conhecessem as nascentes do rio Ipiranga. A terceira, que será em 29 de novembro, será realizada no Parque Ecológico do Tietê, às margens do rio homônimo.
A iniciativa faz confluir múltiplos objetivos positivos. Ao mesmo tempo em que estimula a prática de exercícios e atividade física, permite ao participante tomar consciência de uma danosa realidade provocada pelo crescimento desordenado da cidade que soterrou milhares de quilômetros de cursos d’água. Por essa razão, o idealizador e organizador do circuito, Charles Groisman, destaca que “mais do que de uma corrida e um passeio, participar significa a defesa de uma causa, um propósito”.
Um aspecto é interesse é que a camiseta de cada etapa da corrida tem um significado específico. No centro histórico os corredores vestirão camisetas verdes, simbolizando a vegetação e a natureza, tão escassas nessa região urbana e cinza da nossa cidade. Na etapa do Jardim Zoológico e Jardim Botânico a cor foi azul, em alusão à água. E no Parque Ecológico do Tietê, as camisetas de corrida serão amarelas, numa referência à energia que é o combustível para tudo que é vivo. Nas três etapas, as camisetas para quem fizer o passeio são brancas, representando o ar.
Nos percursos existem placas de sinalização indicando a localização dos rios invisíveis e contendo mensagens educativas em relação à importância da preservação da qualidade da água, tema sempre importante e atual diante da crise hídrica por que passam diversos estados brasileiros.
“Mais do que uma corrida e um passeio, participar significa a defesa de uma causa”, afirma o idealizador do circuito, Charles Groisman.