Já fazendo parte do tradicional calendário de festas juninas em São Paulo, a Festa Junina Pinheiros chega com grandes nomes da música prontos para agitar os quatro dias de festa.
Com mais de 10 mil pessoas, o evento com as melhores atrações como Lucy Alves, Matheus e Kauan, Marcos e Belutti e fechando o line-up com o cantor Fagner.
E pelo terceiro ano consecutivo, o evento reitera seu compromisso com o meio ambiente obtendo o certificado Sou Resíduo Zero.
O programa Sou Resíduo Zero trabalha com um sistema que reduz a quantidade de resíduos enviados para os aterros sanitários, limitando a quantidade de emissões de gases de efeito estufa que esses resíduos emitiriam ao meio ambiente. Além de gerar emprego e renda para cooperativas de catadores reincorporando os materiais recicláveis na cadeia produtiva. É uma forma inteligente de fazer a gestão de resíduos em eventos.
Quem coordena o programa é a Eccaplan, uma consultoria em sustentabilidade, instalada na incubadora USP/IPEN – Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia).
“Criamos o movimento Sou Resíduo Zero para incentivar pessoas e empresas a mudar a forma que lidam com os resíduos na nossa sociedade. Nosso objetivo é que apenas o que é considerado rejeito seja enviado aos aterros sanitários”, comenta Fernando Beltrame, CEO da eccaplan.
Na Festa Junina, o trabalho é realizado em conjunto com os organizadores e acontece em três etapas. No pré-evento, a Eccaplan é a responsável por fazer parcerias com cooperativas que vão auxiliar na triagem dos materiais e na coleta de recicláveis. Também dissemina o conceito do Sou Resíduo Zero entre todos os envolvidos no evento. No pós-evento é gerado um relatório detalhado com a quantidade de resíduos desviados do aterro.
Seu evento pode gerar impacto positivo
e obter redução de custo com a gestão de resíduos.
Saiba como, aplicando os princípios do movimento Sou Resíduo Zero