Fonte: Razões para Acreditar
O uso da bike como um meio de transporte, e não apenas de lazer, tem sido incentivado no mundo todo, inclusive no Brasil. Pegue o exemplo da cidade de São Paulo, que já tem mais de 200 km de faixas dedicadas aos ciclistas.
Mas, o incentivo ao uso da magrela na Suécia vai além da construção de ciclovias. A cidade de Gothenburg distribui bicicletas para as pessoas que preferem deixar o carro em casa.
Na prática, o programa funciona assim: a pessoa se compromete a usar a bike pelo menos três vezes na semana e o governo empresta a magrela por seis meses. A ideia é que a população consiga testar o transporte antes de investir nele.
“Nós acreditamos que a bicicleta tem o potencial de atender as necessidades da maioria das pessoas”, conta Rickard Waern, o gerente do projeto, que contempla 36 pessoas, desde estudantes até pais de filhos pequenos.
“Não sabemos exatamente quanto tempo leva para esquecer hábitos antigos e estabelecer novos, mas seis meses é um bom período para criar um bom impacto e ter boas experiências”, acredita Rickard.
No final do empréstimo da bike, os participantes podem comprá-la com desconto.
Você sabia que ações de compensação ambiental contribuem para preservação do meio ambiente?
Entenda o que é neutralização de carbono.