Fonte: G1
Economia pode chegar a 35%, segundo a empresa de abastecimento. Com a lei, os prédios terão que instalar hidrômetro em cada apartamento.
Uma lei aprovada pelo presidente em exercício, Michel Temer, vai mudar a vida de muita gente que pretende morar em condomínio. O uso de medidores individuais de água vai ser obrigatório em todos os imóveis entregues a partir de 2021.
Nos prédios que ficam em Contagem, na Grande Belo Horizonte, em Minas Gerais, o uso de medidores individuais de água não é obrigatório.
Na capital paulista também não é, mas mais de 12 mil apartamentos e salas comerciais na região metropolitana de São Paulo já têm o equipamento. A economia pode chegar a 35%, segundo uma empresa de abastecimento.
Daqui a cinco anos não vai ter escolha. Com a nova lei federal, os novos prédios vão ter que instalar hidrômetro em cada apartamento. Em Pernambuco, desde 2004, uma lei obriga o prédio novo a ter os medidores individuais.
Um condomínio na região metropolitana de Belo Horizonte se adiantou e investiu nos equipamentos. Depois que cada um instalou o seu medidor, a iniciativa para economizar foi geral nos apartamentos e na área comum.
Um pátio era lavado duas vezes por semana. Agora a limpeza é com vassoura mesmo. O lugar só vê água uma vez por mês. A mangueira fica sempre fechada. Com as fotos dos medidores, a empresa que administra o condomínio manda a conta para cada família.
“É bom para o ambiente porque não gasta muita água”, afirma a síndica Margareth de Carvalho.
Você sabia que ações de compensação ambiental contribuem para preservação do meio ambiente?
Entenda o que é neutralização de carbono.