Fonte: The Greenest Post
O palco das performances do grupo Teatro a Bordo – um caminhão que percorre o país com exibições gratuitas de teatro, oficinas educativas, cortejos e intervenções artísticas – agora garante também a energia elétrica usada nos próprios shows.
“Com o apoio do Instituto Ideal, apostamos na energia limpa como matriz energética do futuro e instalamos módulos fotovoltaicos no nosso contêiner-teatro, para transformar a energia solar em eletricidade. Com ela suprimos 100% da demanda dos equipamentos de iluminação dos espetáculos. Além de ser muito inspirador contar com a presença do sol durante a noite, estamos utilizando energia limpa, aliando arte e sustentabilidade na democratização do acesso à cultura”, explica Talita Berthi, idealizadora e produtora do Teatro a Bordo.
Ainda assim, explica Talita, outras fontes de energia são necessárias para o funcionamento dos equipamentos de sonorização. “Contamos com um sistema híbrido, que utiliza gerador e energia solar. Desta forma, atendemos a públicos de até duas mil pessoas em uma única apresentação”, completa.
Assim como faziam os artistas mambembes de séculos passados, utilizando a luz do sol refletida em espelhos para criar efeitos de luz em suas apresentações, o Teatro a Bordo agora conta com a presença do sol iluminando seus espetáculos – porém só no período da noite, quando a luz já foi transformada em eletricidade armazenada, estando pronta para alumbrar o teatro e dar vida às histórias!
Nos próximos meses, o Teatro a Bordo vai percorrer 38 cidades brasileiras, passando por RJ, SP, PR, MS, BA e MG, contando com o patrocínio da CCR, a partir da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, apoio do Instituto CCR e parceria comercial da J.Leiva Cultura & Esporte. A realização é da BERTHI Produção e Arte e Ministério da Cultura.