Fonte: Catraca Livre
A França divulgou no início do ano passado que pretendia construir mil quilômetros de ruas com placas solares no lugar do asfalto, o que geraria energia suficiente para abastecer cinco milhões de pessoas. O primeiro trecho deste número já foi inaugurado em uma vila chamada Tourouvre-au-Perche, no noroeste do país.
A energia produzida pela rua é responsável pelo abastecimento de todos os postes da cidade, que abriga pouco mais de três mil habitantes. No total, são 280 megawatt hora de eletricidade por ano. A via é composta por um material de resina fina, que não sai durante a expansão ou contração causadas pela mudança do clima.
A tecnologia custa 13 vezes mais que um painel solar padrão e é muito resistente. Apenas neste quilômetro inaugurado, foram investidos pouco mais de cinco milhões de dólares.
Caso o projeto dê certo, a França conseguiria alcançar a independência elétrica. Atualmente, três quartos da energia do país é de usinas nucleares. No entanto, o alto custo desse investimento continua sendo o principal desafio.