É impressionante como algumas ideias, aparentemente parecem simples, mas fazem total diferença! Um aplicativo 100% nacional – o Cataki, venceu na terça-feira (13) o prêmio de inovação do fórum Netexplo, comcerimônia de premiação na sede da Unesco, em Paris!
O aplicativo une catadores de lixo independentes com cidadãos ou empresas que querem descartar materiais recicláveis, por isso é conhecido por ser o “Tinder da reciclagem”, já que permite um “match” entre os cidadãos e os catadores que estão mais próximos do local da coleta.
Este prêmio é concedido a projetos com maior impacto social e nos negócios e o grafiteiro e ativista Mundano, idealizador do aplicativo disse que sua intenção é aumentar a renda dos catadores, gerando ao mesmo tempo um super benefício ambiental. Desde que foi criado, em julho de 2017, mais de 300 catadores de mais de 30 cidades brasileiras já se registraram no aplicativo.
Através do app é possível ver o perfil dos catadores mais próximos e fazer uma ligação para combinar o horário e o local da coleta, bem como o preço do serviço. Uma maneira muito mais prática e ambos os lados saem ganhando!
O app foi criado a partir de um conceito colaborativo que não demandasse muita tecnologia, pois se trata de uma população muito vulnerável que ainda sofre com a exclusão digital, então a intenção é justamente propor um contato real.
Cláudio é um catador de São Paulo e afirma que desde que instalou o aplicativo em seu celular, não tem dado conta da demanda e por isso o app tem criado uma verdadeira rede colaborativa, da qual os catadores se indicam quando não podem realizar um serviço. Por enquanto o serviço está mais estruturado em São Paulo e Recife, mas a ideia é espalhar para o Brasil inteiro!
Com informações de São Paulo São
Fotos: Deutsche Welle