Saiba como reduzir as emissões de carbono fazendo trocas inteligentes
Se você já está ciente dos impactos ambientais que um evento pode deixar, e está interessado em reduzir esse dano, tornando seu evento mais sustentável, vale ler esse artigo até o fim.
Para reduzir o impacto ambiental de um evento é necessário reduzir as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) emitidas em decorrência do mesmo. Por convenção, esses gases são quantificados e convertidos em toneladas de CO2, por isso, falamos em “reduzir a emissão de carbono do evento”.
A redução das emissões de carbono de um evento está atrelada, em grande parte, às decisões tomadas no planejamento do evento. Neste momento é preciso mudar a mentalidade e realizar algumas trocas inteligentes.
Confira as 4 frentes principais que podem reduzir as emissões de carbono do seu evento:
Transporte
O transporte é um dos principais responsáveis pelas emissões de CO2 do evento, em geral, representam 70% das emissões totais.
Portanto, garanta que viagens de avião foram evitadas ou reduzidas. Opte por um local de fácil acesso para transporte público, onde existam rotas seguras para pedestres e ciclistas.
E saiba que a escolha de fornecedores e produtores locais reduz a necessidade do transporte de materiais.
Energia
Locais com boa iluminação e ventilação, demandam menos consumo de energia. Use equipamentos eficientes, como lâmpadas LED.
Utilize geradores de energia somente quando necessário, pois os geradores funcionam a base da queima de óleo diesel, um dos mais conhecidos combustíveis fósseis. Dê preferência aos de biodiesel, ou que possuam purificadores que reduzem o efeito poluente do diesel.
Mas seja crítico ao avaliar as opções. Ao realizar um evento em uma cidade que não tem gerador a biodiesel. Será que vale a pena alugar um gerador de uma cidade maior e transportá-lo até o local do evento? Provavelmente a emissão de carbono para transportar o gerador a biodiesel vai empatar com as emissões do gerador a diesel comum. Portanto, não será uma troca interessante nem ambiental e nem financeiramente.
Resíduos
Os resíduos liberam GEE na sua decomposição, portanto reduza a geração de resíduos e priorize a reciclagem. Os materiais que mais impactam na conta de emissões de carbono são justamente os que poderiam ser reciclados, sendo a madeira e o papelão.
Garanta que as montadoras irão reutilizar as peças maiores de madeiras e ferro em outros eventos, para que esses materiais não acabem indo para o aterro sanitário. Faça a coleta seletiva e implemente a separação (triagem) dos materiais recicláveis no local do evento, aumentando assim sua taxa de reciclagem.
Ao realizar a destinação dos resíduos para a reciclagem, pode-se obter uma redução do valor pago à caçamba e assim obter ganho ambiental e financeiro. Essa atividade de coleta seletiva pode ser feita em parceria com empresas e cooperativas de catadores da própria cidade. Dessa forma, além dos ganhos já ditos, o evento vai ajudar a promover a movimentação do capital local e gerar mais empregos.
Encontre alternativas para os alimentos que sobrarem, como doação e compostagem. Conheça o programa Sou Resíduo Zero.
Alimentos
Escolha frutas e verduras da época, que geralmente demandam menos recursos naturais em sua produção, assim como redução de carne no cardápio. Uso de produtos a granel e certificados (orgânicos, Fairtrade, FSC).
Como parte das emissões de carbono acabam sendo realmente inevitáveis, existem mecanismos de compensação ambiental que ainda podem ser adotados, como a neutralização de carbono.
Neutralização de Carbono
A neutralização das emissões de carbono de um evento pode ser feita através do apoio a projetos socioambientais auditados e certificados, que gere benefícios mensuráveis. Assim, as emissões de CO2 geradas pelo evento serão compensadas na mesma proporção. O evento se torna neutro em carbono, ou simplesmente “evento neutro”.
Para saber mais, clique e conheça o Programa Evento Neutro.
Faça um diagnóstico completo de seu evento com um de nossos consultores especialistas e torne seu evento mais sustentável.