Como a Real Marine se tornou e continua sendo uma empresa CO2 Neutro

Quer saber como a empresa Real Marine, que tem como foco o tratamento fitossanitário de grãos a bordo, conquistou em 2018 e manteve em 2019 e 2020 a neutralização de suas emissões de carbono? Leia a matéria abaixo!

Conhecendo a empresa Real Marine

 A Real Marine Engenharia foi criada, em 2000, para atender à crescente demanda do porto de Santos junto aos principais exportadores brasileiros de grãos. Com registro no CREA-SP a Real Marine Engenharia passou a atuar em Consultorias e Perícias para Terminais e Exportadores de grãos para o mercado internacional de commodities.

Em 2005 foi criada a Real Marine Agronomia, para atuar executando Fumigação e Expurgo em cargas de grãos e derivados, em silos e em porões de navios, de forma a cumprir exigências internacionais de Tratamentos Fitossanitários. Atualmente nos portos de Santos/SP, Tubarão/ES,  Rio Grande/RS, Paranaguá/PR, São Francisco do Sul/SC, Imbituba/SC, Bacarena/PA e Santarém/PA.

Desde 2018 a RMA conquistou o selo “GAFTA aproved” novos protocolos Fumigation Rules 132 2018. 

Ações sustentáveis da empresa

O termo sustentabilidade tem estado presente em praticamente todos os aspectos da nossa vida atual e acabamos por adotar algumas práticas sustentáveis. 

Isso não é diferente com o mundo empresarial. Muitas companhias têm o desejo de incorporar a sustentabilidade em suas gestões, dando origem a uma produção e consumo mais consciente e harmonioso com o ambiente.

Se posicionar em relação às mudanças climáticas não tem sido uma prática comum entre as empresas brasileiras.  Mas, existem aquelas que o fazem, e, ao realizar estas ações, se tornam pioneiras em um mercado de crescimento iminente. Assumem papéis inovadores frente aos consumidores, mostrando que executam suas atividades com consciência ambiental.

Sustentabilidade da Amazônia é fator-chave para frear mudanças climáticas

Reconhecer que as atividades do ser humano causam impactos ao meio ambiente é o primeiro passo para tomarmos ações a fim de reduzi-los, tornando nossas atividades mais justas e sustentáveis. Mas como reconhecer nosso impacto sobre questões como o aquecimento global e como fazer a compensação ambiental?

Uma das formas de quantificar, compensar e, assim, neutralizar o impacto que uma empresa tem no meio ambiente, é através do inventário de emissões de carbono

Assim, além de atuar efetivamente no combate às mudanças climáticas, ainda é possível usar e apoiar o uso dos recursos naturais de forma mais eficiente, descobrindo novas fontes de redução de custo. 

Neutralizando o impacto: como foi o procedimento para a Real Marine conquistar o Selo CO2 Neutro?

  1. Inventário de Emissões

O primeiro passo foi escolher quais atividades fariam parte do inventário de emissões, ou seja, qual seria o escopo do inventário. A Real Marine optou por fazer o inventário das emissões de suas atividades diretas que englobou o tratamento fitossanitário realizado nos portos onde atua, e, também, das atividades indiretas, que incluem: transporte de produtos, obtenção de energia elétrica, deslocamento de funcionários de ida e volta ao trabalho e viagens à negócios.  

Assim, torna-se possível mapear todas as fontes de emissão que fazem parte do inventário e buscar todos os dados necessários para a utilização do método e considerações da ferramenta GHG Protocol, do Registro Público de Emissões, que permite realizar todos os cálculos necessários. Como, por exemplo, o controle do consumo de combustível de veículos, contas de energia elétrica e etc.

Desta maneira, todas as atividades da empresa foram avaliadas conforme sua emissão de gases de efeito estufa. Depois de quantificadas, as emissões foram convertidas em toneladas de CO2 equivalente. 

2. Neutralização de carbono e selo CO2 Neutro

Reconhecido e quantificado o impacto ambiental em termos de kg CO2 , foi realizada a compensação ambiental através da neutralização de carbono. Assim, todas as emissões de carbono emitidas foram compensadas, na mesma proporção, pela aquisição de créditos de carbono, sendo que, foram adquiridos, em 2020, do Projeto REDD+ Maísa, em 2019 da Usina Hidrelétrica de Salto Pilão e em 2018 do Projeto Ecomapuá. Dessa forma, a Real Marine conquistou a partir de 2018 o selo CO2 Neutro, da consultoria em sustentabilidade Eccaplan e o mantém até atualmente em 2020.

Como é possível observar no quadro abaixo, a Real Marine, no inventário do ano de 2018, compensou 20.472 kg de CO2, no ano de 2019 compensou 27.650 kg de CO2 e em 2020 compensou 34,769 toneladas de CO2. Houve o acréscimo na emissão de carbono devido ao aumento na produtividade da empresa, entretanto, a Real Marine tem adotado práticas para continuar cada vez mais sustentável como, por exemplo, a utilização de etanol como combustível móvel.  

O Projeto REDD+ Maísa escolhido em 2020

Localizado no centro de endemismo de Belém, no Pará, região de grande importância para a biodiversidade Amazônica, o Projeto REDD+ Maísa visa promover a conservação e a valoração da floresta através dos seus usos múltiplos.

A Floresta Amazônica Brasileira, sendo a maior floresta tropical do mundo, é um dos principais reservatórios de carbono. Não só ajudando no equilíbrio do clima, mas também protegendo 10% da biodiversidade mundial e gerando renda de forma sustentável para milhares de comunidades tradicionais.

O desmatamento e a degradação de florestas e as mudanças do uso do solo, que inclui agropecuária, contribuem em 24% de todas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) ao redor do mundo. Já no Brasil, essas atividades resultaram em 71% de todas as emissões em 2017 (SEEG, 2019). Embora a taxa de desmatamento brasileira tenha diminuído de 2004 a 2012, esses valores voltaram a crescer nos últimos anos. Portanto, é necessário trabalhar alternativas mais inovadoras e que valorizam a floresta em pé.

Projeto Maisa REDD+

O projeto da Usina Hidrelétrica de Salto Pilão/SC escolhido em 2019

Localizada em Lontras, Ibirama e Apiúna, Santa Catarina/Brasil, a Usina hidrelétrica de Salto Pilão evita, aproximadamente, a emissão de 290.876 tCO2 por ano, por ser considerada uma substituição de fonte de energia não renovável por energia renovável de baixo impacto ambiental e, também, por desenvolver 24 programas ambientais de preservação das riquezas naturais da região, fauna e flora. 

No ano de 2020, a Real Marine recebeu o credenciamento do Ministério da Agricultura para abrir sua própria filial no estado de Santa Catarina, na cidade de São Francisco do Sul. A escolha do local foi diretamente relacionada a esse fato e a empresa optou por realizar a compra de créditos de carbono no mesmo estado em que terá atividades geradoras de débitos de carbono. 

Usina Hidrelétrica de Salto Pilão

O Projeto Ecomapuá apoiado em 2018

Localizado a 30 horas de barco da capital Belém/PA, o projeto Ecomapuá tem elevada importância na conservação da Amazônia paraense. Com cerca de 90.000 hectares na Ilha de Marajó, na jusante do Rio Amazonas, a área é considerada de prioridade “extremamente alta” pelo Ministério do Meio Ambiente.

Projeto Ecomapuá

Com o projeto, a extração de recursos madeireiros foi proibida, reduzindo assim uma das principais causas do desmatamento da região. Além de conservar a rica biodiversidade da Amazônia, o projeto tem como objetivo encontrar alternativas de geração de renda para as comunidades locais e também contribuir para o desenvolvimento sustentável da região. 

Hoje, mais de 100 famílias residem na área do projeto, e dependem dos recursos naturais da floresta para sobreviver. Para contribuir com o desenvolvimento da região, o projeto promove cursos nas comunidades locais para ensinar novas formas de subsistência e gerar fontes de renda.

O Sr. Pedro, morador da comunidade, explica “Hoje a gente pratica permacultura, eu já tenho meus peixes e galinhas. Isso ajuda muito, o projeto me deu o conhecimento e material necessário para eu começar com essas atividades”.

Projeto Ecomapuá

As diversas atividades florestais desenvolvidas incluem prestação de serviços ambientais, produção de óleos vegetais e de geração de energia renovável (todas atividades geradoras de créditos de carbono), além de atividades de reflorestamento, manejo de baixo impacto, geração de ativos ambientais. 

Esses projetos são viabilizados com o apoio financeiro de empresas como a Real Marine interessadas em compensar suas emissões de GEE ao custearem os serviços ambientais essenciais à qualidade de vida humana, como água, energia, alimentos, segurança contra desastres naturais, entre outros.

Saiba mais sobre a Eccaplan!

A ECCAPLAN tem por objetivo auxiliar organizações na gestão da sustentabilidade, fornecendo um diagnóstico de suas atuações socioambientais, analisando riscos e oportunidades para cada negócio, a fim de melhorar a performance das organizações sob a ótica das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil e do mundo.

Realizamos Inventários de Emissões para realizar a neutralização de carbono, utilizando a metodologia GHG Protocol e auxilio na renovação do licenciamento ambiental para CETESB.

Além de relatórios de sustentabilidade nas diferentes diretrizes como: GRI – Global Reporting Initiative, ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial e CDP – Carbon Disclosure Project.

Ficou curioso? Calcule suas emissões clicando aqui.