O livro ‘A fuga das minhocas’ de Raquel Ribeiro, jornalista e adepta do projeto Lixo Mínimo, que possui ilustrações de Orlando Pedroso, busca introduzir os leitores em temas contemporâneos: saneamento básico, preservação ambiental, química dos alimentos, ciclos reprodutivos da natureza, lixo urbano, cuidados nutricionais e o plantio de verduras, legumes e frutas.
O intuito é motivar o leitor a se sentir responsável pelo resíduo que produz, conhecer a compostagem, entender o ciclo do alimento e ajudar a proteger o solo.
Um pouco sobre as minhocas
Pequena, indefesa, mas também forte e comilona. Ela é uma trabalhadora incansável. Não tem dentes, nem mãos, mas cava galerias imensas e é capaz de remover terra em quantidade até 60 vezes o próprio peso! Estamos falando da minhoca, um dos seres mais importantes do ciclo do alimento. E dos mais antigos: há registos fósseis com cerca de 500 milhões de anos.
Os sumérios sabiam de seus benefícios para a terra; e os egípcios rendiam um culto religioso a ela, por promover fertilidade ao solo. Chamada de “intestino da terra” por Aristóteles, foi elogiada por Charles Darwin: “É pouco provável que algum animal tenha desempenhado um papel tão importante na história do nosso planeta como o destas pequenas criaturas.” Sua presença deixa o solo mais arejado, solto e leve. Melhora fisicamente sua estrutura e, quimicamente, sua composição, ao enriquecer a terra com seus dejetos: o húmus.
Quando seu trabalho se une ao de outros pequenos seres vivos que habitam o solo, o que a priori seria um problema vira solução. O motivo? Bom, a maior parte do chamado lixo doméstico é composto de restos de alimento que, misturados e compactados com materiais descartados, gera gases e chorume, poluindo a terra, o ar e o lençol freático.
O ciclo da compostagem
Mas, se estes restos orgânicos se destinam à compostagem, o ciclo do alimento se completa: com o tempo, todo o material é decomposto, se reduzindo naturalmente a uma terra rica em nutrientes para o solo.
Este adubo é essencial, visto que a camada de solo fértil no planeta está sendo comprometida pelo mau uso.
O documentário Dirt expõe as feridas abertas no nosso planeta e nos desperta para a ação: “O destino do solo e dos humanos está intimamente ligado.” Terra devastada não produz alimento. É tempo, porém, de reverter o estrago, como mostra o Kiss The Ground Movie.
Acredito nisto e me uno às iniciativas de uma comunicação efetiva!
Raquel Ribeiro, autora do livro A Fuga das Minhocas
Para despertar o interesse das crianças para o problema do consumo desenfreado e da geração de resíduos, a autora escreveu A Fuga das Minhocas, protagonizada pela corajosa Ana Beatriz de Sousa e Sousa, que leva outras minhocas a sair em busca da “terra prometida”.
Ao longo do livro, ilustrado por Orlando Pedroso, a turma conhece desde um lixão até uma fazenda agroecológica. Na sequencia da história, o complemento As operárias da terra, explica como os resíduos se tornam nutrientes para pequenos animais e, por tabela, para o solo e para a gente.
Abaixo, leia um trecho de A Fuga das Minhocas:
– Mas o que aconteceu com os rios e com a terra? – indagou a minhoca.
– Para a cidade crescer, quase todos os rios e riachos foram canalizados, passando por baixo de prédios, ruas e avenidas. Sem luz do sol, quase sem ar e sem espaço para ganhar volume em época de chuva. Dá para perceber que essa mudança no curso dos rios é uma das responsáveis pelas enchentes na cidade. Quanto à terra, não é preciso voar alto para ver a imensidão do asfalto. E onde tem asfalto não tem terra. Sem terra, nada de árvore, flor, bicho…
Além desse livro maravilhoso, que foi escrito para o público infantil, mas que pode ser lido e compreendido por todos, ela também escreveu um material gratuito chamado Guia de Compostagem Caseira.
Nele, é possível tirar dúvidas sobre o processo de compostagem, tais como o porque de separar o lixo, o que é o húmus, como o resto de alimento é transformado nesse material rico em nutrientes, como cuidar de uma composteira, como criar composteiras de diferentes formas/tamanhos/jeitos e muito, muito mais!
Você pode acessar o material de forma gratuita clicando a imagem abaixo.
Quer conhecer mais a autora? Conheça seu Instagram e Facebook.
Sobre a Eccaplan
Desenvolvemos e implementamos estratégias, produtos e serviços que viabilizam a geração de valor através de práticas socioambientais inovadoras.
Nós inspiramos e desafiamos organizações com uma visão positiva de futuro sustentável, encontrando caminhos práticos para atingirem suas próprias visões e resultados.
Prosperidade tem relação com felicidade, com otimismo e desenvolvimento. Estabelecer uma nova relação onde todos ganhem e prosperem é o que nos move. A espiral que acompanha nossa marca representa essa constante mudança, um símbolo de progressão e desenvolvimento em busca da sustentabilidade.
Conheça o Movimento Sou Resíduo Zero e faça sua parte junto com a gente!