Fonte: WWF
Deputados e senadores protocolaram nesta quinta-feira (21) requerimento para criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar decreto do presidente Michel Temer que liberou a exploração da Reserva Nacional de Cobre e Associados (Renca) para a mineração privada.Assinaram o documento 202 deputados e 28 senadores.
De acordo com o deputado Alessandro Molon (Rede-RJ), um dos articuladores da comissão, o objetivo da CPMI é investigar denúncias de favorecimento a empresas estrangeiras que foram informadas antes da extinção da reserva e poderiam ser beneficiadas com o decreto. “Queremos saber o que está por trás da Renca”, disse Molon. Para ele, o decreto do governo gerou desconfiança na sociedade.
“A decisão foi tomada sem nenhum debate com a sociedade, os cientistas e as ONGs. Os empresários foram avisados antecipadamente da extinção da reserva e ainda houve um parecer contrário do Ministério do Meio Ambiente alertando sobre os riscos sociais e ambientais da medida”, lembrou Molon .
Molon também destacou que o colegiado deverá apurar também as razões que levaram o presidente Temer a extinguir a Renca, mesmo com parecer contrário do Ministério do Meio Ambiente.