Fonte: Hypeness
Você tem uma bicicleta estacionada em casa e que está um tanto ociosa? Empresta, oras! Depois de impulsos consumistas, nada melhor do que dar novos rumos àquilo que não está em uso. Essa é a proposta por trás do weBike, uma plataforma de compartilhamento de bicicletas criada por brasileiros através de financiamento coletivo. E coletividade é a alma do negócio.
Criada por quatro guris de Porto Alegre, a ferramenta sustentável tem o intuito de aproximar a cidade ao futuro, trazer soluções para a mobilidade urbana e expandir a cultura do compartilhamento, como já acontece em aplicativos como o Tem Açúcar, por exemplo. Na cidade, existem pelo menos 100 mil usuários do sistema BikePoa, estações de bicicletas públicas para aluguel.
Através da plataforma, os usuários têm uma maneira segura e confiável para compartilharem as bikes entre si, “de pessoas para pessoas”. Quem tem a bicicleta ociosa em casa faz um cadastro para disponibilizar a bike, que depois vai parar em um dos wePoints, estabelecimentos comerciais com paraciclos espalhados pela cidade.
A pessoa que oferecer a bicicleta terá acesso a todas as outras bikes da comunidade sem nenhum custo e outras vantagens de troca. Enquanto isso, quem está a fim de dar umas pedaladas deve pagar uma mensalidade para acessar a plataforma e mapear as bikes disponíveis para retirada nas estações mais próximas.