Fonte: The Greenest Post
Que tal uma gangorra que, com o simples movimento das crianças, seja capaz de bombear água de um cisterna para irrigar uma pequena horta? Esta é uma das atrações que fazem parte do projeto Green Park, um parquinho construído com equipamentos e metodologias que permitem ensinar e disseminar (brincando!) a importância das energias renováveis e do reaproveitamento de recursos naturais.
A iniciativa foi idealizada por professores e estudantes da Unila (Universidade Federal da Integração da América-Latina), em Foz do Iguaçu (PR), e conta com apoio da prefeitura local e da Fundação PTI. Além da gangorra, o parquinho possui outras dez atrações com viés sustentável, como casinha ecológica, árvore fotovoltaica, compostagem, biodigestor e estufa.
O objetivo é que este pequeno parque de diversões seja de fácil replicação em outros locais. Para isso, a equipe também está desenvolvendo um conjunto de materiais informativos e experimentos didáticos que visam à aprendizagem sobre sustentabilidade de forma lúdica, interativa e intuitiva.
Entre os recursos estão cartilhas para professores, manuais técnicos sobre a construção dos brinquedos e livros infantis. Em desenvolvimento há mais de um ano, o projeto já foi reconhecido no 13º Congresso Brasileiro de Eficiência Energética, no Prêmio Sanepar de Tecnologias Sustentáveis e no Prêmio Ciclo Verde e tem tudo para ser um sucesso quando começar a funcionar!