Retomada segura dos eventos: LIDE realiza Fórum no formato híbrido

8º Fórum LIDE de Varejo e Marketing, que ocorreu no Hotel Unique nos dias 2 a 4 de outubro de 2020, foi realizado com público presencial e on-line. Leia a matéria abaixo e descubra todas as medidas tomadas para que o evento ocorresse de maneira segura!

O Grupo de Líderes Empresariais – LIDE

LIDE

Fundado no Brasil, em 2003, o LIDE – Grupo de Líderes Empresariais é uma organização que reúne executivos dos mais variados setores de atuação em busca de fortalecer a livre iniciativa do desenvolvimento econômico e social, assim como a defesa dos princípios éticos de governança corporativa nas esferas pública e privada.

Presente em diversos países com 23 frentes de atuação, o grupo conta com 33 unidades regionais e internacionais com o propósito de potencializar a atuação do empresariado na construção de uma sociedade ética, desenvolvida e competitiva globalmente.

O Evento

O Fórum LIDE do Varejo e Marketing é um dos mais importantes eventos dos segmentos no país voltado para temas relevantes do mercado varejista brasileiro e outros setores relacionados à cadeia de consumo e comunicação. O evento promove debates sobre conceitos, oportunidades, desenvolvimento, tecnologia e posicionamento do varejo e marketing no Brasil.

Para debater o tema “As transformações globais e seus impactos no marketing, varejo, e no consumo brasileiro”, o 8º Fórum LIDE do Varejo e Marketing reuniu as principais lideranças empresariais do Brasil.

Foto: Abílio Diniz participa no evento no formato “on-line”.

As reuniões aproximaram líderes empresariais para discutir os segmentos no contexto pós-pandemia do novo coronavírus. As discussões ocorreram em painéis interativos, sendo estes pequenos grupos no qual o participante tem a oportunidade de iniciar uma conversa-debate.

O objetivo é estabelecer um diálogo construtivo e de forma coletiva, para o estímulo às trocas de ideias, às novas soluções e aos negócios potenciais dos setores.

Saiba mais sobre o que foi discutido no evento clicando aqui e veja o vídeo abaixo com o resumo dos painéis.

Alguns dos palestrantes do evento foram: Thiago Musa, Silvia Villas Boas, Vander Giordano, Sylvia Leão e Helio Freddi.

E quais foram os cuidados tomados no evento?

O evento contou com diversas ações de prevenção e combate ao novo coronavírus.

Cuidados de prevenção e combate ao novo coronavírus. Foto: Fernando Beltrame/Eccaplan.
  • Álcool em gel estava disponível em diversos locais do evento;
  • Staff e garçons utilizavam máscaras e protetores faciais;
  • Foram fornecidos microfones individuais para debatedores que eram higienizados a cada troca de mesa;
  • Tinham 2 microfones de pulpito, que eram revezados entre cada palestrante e higienizados após cada uso;
  • Houve distanciamento entre as mesas dos participantes.

Todos os participantes receberam álcool gel e máscaras. Além disso, prezando pelo distanciamento social, o evento contou com a presença de diversos palestrantes no formato “on-line”, visando limitar a entrada e o acúmulo de pessoas em somente um local.

Medidas de segurança do evento LIDE. Foto: Gustavo Rampini/LIDE

O 8º Fórum Lide recebeu o selo evento neutro

De alguma forma, sua empresa e seus eventos, impactam o meio ambiente, seja pela queima de combustível relacionado ao transporte, ou pelo consumo de energia, ar-condicionado, água e geração de lixo.

Uma empresa ou produto é neutro em carbono quando todas as emissões de gases de efeito estufa provenientes de sua atividade são devidamente quantificadas (inventário de emissões) e uma ação de compensação ambiental (neutralização) é realizada na mesma proporção.

Os objetivos da neutralização de carbono são:

*Viabilizar economicamente projetos de desenvolvimento sustentável que não existiriam sem os incentivos do mercado de carbono.

*Fazer com que as florestas tenham mais valor em pé do que derrubadas, criando um valor financeiro para o carbono armazenado nas árvores, e contribuir para a importante redução de emissão dos gases de efeito estufa assim como o compromisso de preservação da floresta.

*Educar, conscientizar e sensibilizar o público envolvido sobre causas e consequências das mudanças climáticas.

*Melhorar a imagem da empresa com seus stakeholders.

E como realizamos o processo? Ele é feito em duas etapas, descritas a seguir:

Etapa1 – Redução e Cálculo das Emissões

  1. Identificar as fontes poluentes.

2. Implementar ações para mitigar o impacto ambiental.

3. Calcular as emissões de gases estufa associadas ao evento.

Etapa 2 – A Compensação

A compensação das emissões de gases de efeito estufa é feita por atividades que geram benefícios ambientais de mesma proporção. Essas atividades, reconhecidas por órgãos certificadores internacionais, devem atender os requisitos abaixo:

*Aumentar a remoção de gás carbônico da atmosfera ou reduzir ou evitar emissões de gases estufa em relação a outra atividade padrão.

*Não gerar impactos negativos ao meio-ambiente em nível local e promover o desenvolvimento da comunidade local e dos trabalhadores.

Alguns projetos que apoiamos são:

Diferencial Eccaplan

A Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade desenvolveu os programas de ação e educação contra as mudanças climáticas, como o Programa CO2 Neutro e Evento Neutro.

Estes programas consistem em quantificar e compensar o impacto ambiental do evento através do apoio à projetos ambientais. Todos os projetos são certificados conforme metodologias definidas pelo Protocolo de Kyoto.

O diferencial dos Programas de Neutralização de Carbono da Eccaplan é trabalhar apenas com projetos socioambientais certificados, por empresas auditadas pela ONU, e que já comprovaram o seu benefício ambiental.

Dessa forma, o seu evento ou produto de hoje já é neutro em carbono. Trabalhando com as Diretrizes e Procedimentos definidos pelos Programas de Neutralização de Carbono, a Eccaplan foi selecionada para realizar a neutralização de carbono dos Foruns Mundiais de Sustentabilidade, evento que contou com a presença de AL GORE, BILL CLINTON etc.

Compartilhe

NEWSLETTER

Quer receber nossas novidades em seu e-mail?

Inscreva-se no formulário com seu nome e e-mail que enviaremos novos conteúdos mensalmente.