Fonte: The Greenest Post
Continentes como a África e Ásia têm dificuldade em encontrar água potável para o consumo da população. Várias iniciativas procuram a melhor forma de promover qualidade de vida para esses países com menor custo benefício. Lembra do dispositivo de U$ 16 dólares que purifica água potável por um ano para uma família inteira?
A novidade agora é da startup Tenkiv’s, que recentemente arrecadou 50 mil dólares via financiamento coletivo para aprimorar e produzir em larga escala um sistema capaz de purificar dois mil litros de água por dia com energia solar (e ainda produzir, armazenar e converter energia para outros usos).
Localizada na cidade de Sacramento, na Califórnia, o principal objetivo da companhia é democratizar o acesso à água potável e energia renovável.
Em vez de focar na tecnologia fotovoltaica, o sistema usa o calor do sol para fazer tudo isso – o que chamamos de tecnologia térmica solar. De acordo com a empresa, o método custa aproximadamente 1/13 de um painel solar e ⅕ do combustível fóssil, o que torna a tecnologia viável e escalável.
“Tenkiv Solar Collectors pode distribuir de forma simples e eficiente energia térmica colhida do sol. Seja para esquentar o banho ou fazer chá, não importa. A energia utilizada na maior parte dos sistemas provém de um sistema complexo e ineficiente que requer energia para transformar a energia”, explica o site.