A empresa Activas recebeu Selo CO₂ Neutro em 2019, quantificando as emissões de carbono de suas atividades, e seguiu neutralizando as emissões com o último inventário de 2020.
Desde o início, a Activas teve sua identidade marcada pelas características do material que distribui: o plástico. Criada em 1990 em São Paulo, moldou-se ao mercado e expandiu suas atividades por meio da construção de unidades em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Pernambuco.
A transparência e a leveza sempre foram importantes para a Activas, assim a empresa passou a oferecer resinas sustentáveis e atualizou sua frota, com veículos preparados para a utilização do biodiesel.
Fernanda Boldo, Gerente de Marketing e ESG.“Nossa ambição é continuar evoluindo na adoção do modelo de economia circular e de baixo impacto de carbono, fomentando o uso crescente de materiais pós-consumo e valorizando a reciclagem do plástico.”
Atualmente, a activas é líder de mercado em seu segmento e uma das empresas mais engajadas em iniciativas socioeducativas.
Veja como foi o procedimento para a Activas conquistar o Selo CO₂ Neutro:
- Inventário de Emissões em 2019
O primeiro passo foi escolher quais atividades fariam parte do inventário de emissões, ou seja, qual seria o escopo do inventário. A Activas optou por fazer o inventário das emissões de toda a sua logística nacional, incluindo São Paulo, Recife, Joinville e Caxias do Sul.
O primeiro passo consistiu em mapear todas essas as fontes de emissão que fazem parte do inventário e buscar os dados necessários para o preenchimento, como: controle do consumo de combustível de veículos, tipo de veículos, quilômetros rodados.
Assim toda a logística da empresa foi avaliada conforme sua emissão de gases de efeito estufa. Depois de quantificadas, as emissões foram convertidas em toneladas de CO2 equivalente. Para isso, foi utilizado a metodologia do Programa Brasileiro GHG Protocol (Greenhouse Gases Protocol – Protocolo de Gases de Efeito Estufa).
Por meio do programa de gerenciamento e compensação de gases de efeito estufa, pelo Programa CO2 Neutro, a Eccaplan conferiu o Certificado de Neutralização de Carbono para a Activas por neutralizar as emissões referente ao Inventário de Emissões 2020.
Foram emitidos no evento 889.256 kg de CO2 e neutralizados 890.000 kg de CO2, o equivalente à 890 créditos de carbono. Apoiando o projeto ambiental auditado e certificado Complexo Energético Fundão Santa Clara (CEFSC) , que é viabilizado por incentivo financeiro.
“Acreditamos e investimos na geração de impacto positivo. Temos como objetivo a união da tecnologia voltada para o bem e a gestão ética, colaborativa e transparente. Para trilhar este caminho, continuaremos evoluindo e nos adaptando às demandas dos tempos atuais, para que tenhamos um modelo de gestão exemplar, ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável.”
Fernanda Boldo, Gerente de Marketing e ESG.
Neutralização de carbono e Selo CO2 Neutro
A realização de qualquer atividade nas empresas ou em eventos, seja ele de pequeno ou grande porte, resulta nas emissões de carbono (CO2) na atmosfera, contribuindo para o agravamento do aquecimento global.
A principal ferramenta brasileira de inventário de emissões de carbono é a do Programa Brasileiro GHG Protocol, disponibilizada pelo GVces, que faz o inventário de emissões e compensação ambiental através da neutralização de carbono, além de atuar efetivamente no combate às mudanças climáticas.
Reconhecido e quantificado o impacto ambiental em termos de kg CO2, foi realizada a compensação ambiental através da neutralização de carbono. Dessa forma a Activas conquistou o selo CO2 Neutro, da Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade.
A frente da neutralização das emissões está Fernanda Boldo da Activas.”Somos uma empresa que se preocupa muito com a sustentabilidade e meio ambiente. Atualmente estamos enfrentando grandes desafios como as mudanças climáticas e o aquecimento global então para nós é um prazer fazer parte de um projeto que protege as florestas da Amazônia, junto à Eccaplan”.
Fernanda Boldo, Gerente de Marketing e ESG.
A Activas recebeu o Selo CO2 Neutro em 2019, por assumir o compromisso de quantificar e compensar as emissões de CO2 provenientes dos quilômetros rodados das entregas ao longo do ano. A primeira compensação ocorreu em 2019, e depois em 2020. E foi referente a todos os quilômetros rodados nestes dois últimos anos. “Estamos fazendo várias ações em busca do B Corp e a neutralização das nossas emissões de Gases Efeito Estufa é fundamental. Com essa e as demais ações de sustentabilidade, a Activas está mostrando que o plástico não é o inimigo, mas que devemos combater seu mau uso” completa Fernanda.
Ações socioambientais na Activas
Para a Activas a sustentabilidade é o guia para todas as nossas ações, praticado por meio do uso de fontes renováveis, reciclagem de materiais, programas de logística reversa e distribuição de resinas sustentáveis. A Activas é uma empresa que foca suas ações, principalmente, nas pessoas. Mais do que gerar lucro e ser relevante no mercado, acredita que as empresas têm a responsabilidade de retornar valor à sociedade e ao meio ambiente.
Além da neutralização de Gases Efeito Estufa Activas investe e apoia as seguintes iniciativas:
- Projeto Tampinha Legal: coleta e arrecadação de todos os tipos de tampas de plástico e consultoria às entidades assistenciais.
- Casa Ronald Mcdonald: atendendimento as crianças em tratamento oncológico
- Liga RMC de Esportes: contribui para a disseminação da prática esportiva e incentiva pesquisas e o desenvolvimento das modalidades
- Hospital do Câncer de Barretos: oncologia gratuita para a população do interior do estado
Estão envolvidos em diversas ações que cobrem os três escopos de ESG – Social, ambiental e Governança. E a maior ação no momento é o processo de certificação do Sistema B, que fez com que revisitássemos todos os processos da empresa e que trabalhassem fortemente em diversas ações, como:
- Alteração do Estatuto Social;
- Formação do Conselho;
- Revisão de Políticas;
- Definição de temas materiais
- Metas ESG a longo prazo
Projeto Ambiental Apoiado
Complexo Energético Fundão – Santa Clara (CEFSC)
O Complexo Energético Fundão Santa Clara (CEFSC) está localizado na região sudoeste do Paraná e dentro da Bacia do Iguaçu. É composto pelas usinas hidrelétricas de Santa Clara, localizada no município de Pinhão, a 76 Km de Guarapuava, e Fundão, localizada no município de Foz do Jordão, distante 88 Km de Guarapuava. Juntas somam 240 MW de potência instalada e 135,4 MW médios de garantia física.
É o primeiro do país a cumprir com todos os requisitos de sustentabilidade ambiental e respeito à população local, utilizando a mais moderna técnica de engenharia em construções de hidrelétricas, aliada à prática da qualidade e de sustentabilidade ambiental em suas ações.
Qual a importância de fazer a compensação ambiental?
O planeta Terra já aqueceu 2 graus, e mesmo parecendo pouco, os efeitos já são devastadores, e com impacto direto na nossa saúde, na produção de alimentos e na economia. O principal fator responsável por esse aquecimento é a quantidade de gases de efeito estufa que são liberados todos os dias na atmosfera.
No tratado internacional mais recente sobre o clima, o Acordo de Paris, assinado em 2015, o Brasil assumiu o compromisso de reduzir em 37% suas emissões até 2025. Para isso é necessário conter o desmatamento, recuperar florestas e promover o desenvolvimento e utilização de tecnologias limpas. E as iniciativas devem partir de todos os atores da sociedade, incluindo as empresas privadas.
Portanto, fazer a compensação de carbono através da neutralização de carbono incentivando projetos socioambientais é fundamental para que o país possa atingir sua meta, promovendo uma economia de baixo carbono e um planeta mais próspero para todos.
Entenda de forma rápida e fácil a neutralização vendo o vídeo abaixo:
A Eccaplan – Consultoria em Sustentabilidade
Somos uma greentech que usa o conhecimento e a tecnologia para prover soluções que apoiem a jornada de nossos clientes rumo a uma economia mais inclusiva e de baixo carbono.
Inicialmente como uma startup do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia da USP, recebemos o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia, e reconhecimentos como Prêmio Eco Brasil e FIESP.
Desenvolvemos e implementamos programas pioneiros no combate às mudanças climáticas, e seguimos catalisando soluções baseadas na natureza que sejam replicáveis e cada vez mais acessíveis.