5 Dicas originais para uma festa de final de ano mais sustentável

Chegou a hora de organizar a confraternização da empresa. O ano foi duro, as equipes trabalharam muito e agora é hora de olhar os obstáculos superados, comemorar os resultados alcançados e energizar o time para os próximos desafios.

A confraternização de fim de ano da empresa, seja uma festa, uma reunião, ou ambos, tem um simbolismo importante. Ela reflete o clima da organização e é uma manifestação concreta da cultura da empresa. E numa época onde empresas de todos os tamanhos estão cada vez mais preocupadas em definir um propósito, uma razão de existir que vai além da lucratividade, fazer a sustentabilidade presente na festa de final de ano da empresa demonstra coerência.

Se você ficou responsável pela missão de organizar a festa de final de ano da empresa, com o desafio de fazer diferente, fazer melhor do que o ano passado, e geralmente com um orçamento menor, listamos algumas idéias para te ajudar a surpreender e não deixar a sustentabilidade de fora da festa.

 

  1. Amplie o espectro da sustentabilidade, crie conexões entre as pessoas

 

Sustentabilidade também tem relação com a criação de ambientes de trabalho colaborativos, que respeitem a diversidade e a individualidade. Organize o evento de final de ano da sua empresa de modo a facilitar a conexão entre as pessoas. Aproveite o momento de confraternização para criar espaços onde as pessoas se sintam confortáveis para se expressar e encontrar interesses comuns, ultrapassando as barreiras da hierarquia.

 

  1. Atenção ao que parece básico, faça a gestão dos resíduos

Mesmo ações simples, como fazer a coleta seletiva e dar a destinação correta aos resíduos, tornam-se valiosas pois vai contra ao que é feito na maioria dos eventos. Opte pela separação dos materiais, ao invés de enviar todos os resíduos diretamente para o aterro sanitário. Muitos materiais podem ir para a reciclagem e reutilização, e a economia gerada com o transporte e taxas de aterro sanitário podem viabilizar o serviço de gestão de resíduos.

 

  1. Desperte emoções, dê espaço para projetos sociais

Pensando em uma atração musical, de dança ou teatro? Que tal incluir apresentações de grupos que sejam de projetos sociais. Há muitos trabalhos de qualidade impressionante. Além do entretenimento e de dar visibilidade para esses projetos, geralmente eles são recheados de histórias inspiradoras que emocionam e contagia as pessoas.

 

  1. Compense o impacto ambiental do evento

Os eventos demandam deslocamento de pessoas e estruturas utilizando veículos motorizados que emitem gases poluentes. Com relação ao consumo de energia,  geradores movidos a diesel emitem os mesmos poluentes dos motores de veículos a diesel, que são os causadores do maior impacto na qualidade do ar, também emitindo gases de efeito estufa. Para compensar essas emissões que são inevitáveis, uma ação de compensação ambiental pode ser adotada, como a neutralização de carbono. Nesse caso, um projeto socioambiental que gera créditos de carbono é apoiado na mesma proporção que os gases de efeito estufa emitidos.

 

  1. Repense as escolhas

Adote critérios de sustentabilidade, tanto quanto seja possível, na hora de escolher o local, fornecedores, produtos e brindes. Um local com iluminação natural promove economia de energia. Privilegie fornecedores que utilizam produtos de fornecedores locais e otimize o uso de descartáveis preferindo os reutilizáveis. Avalie se os brindes serão realmente úteis e se a embalagem poderá ser reutilizada.

 

Veja o que a Eccaplan pode fazer para tornar sua festa de final de final de ano mais sustentável!

Gestão de resíduos inteligente

Neutralização de carbono e apoio a projetos socioambientais

Ações de educação e conscientização

Entre em contato e conheça nossos cases de sucesso.