As ações humanas geram impacto no meio ambiente, e o setor da logística não poderia ser diferente: é um dos principais emissores de gases do efeito estufa. Saiba quais ações podem ser tomadas para mudar essa realidade lendo a matéria abaixo!
O que é logística?
É uma das áreas de gestão de uma empresa, voltada para planejar o armazenamento, a circulação dos produtos (podendo ser por diferentes modais terrestres, marítimos ou aéreos) e a distribuição até o cliente final.
Objetiva criar mecanismos para entregar produtos ao seu destino final da maneira mais rápida possível, visando a redução de custos. Estes são aplicados nas rotas de entrega, nos meios de transporte, na busca pelos melhores locais de armazenamento (proximidade, condições de temperatura, segurança, etc), entre outros.
Com o desenvolvimento do capitalismo global, o aumento do consumo de produtos, que leva ao aumento da quantidade de bens produzidos, e o aumento da busca pelas compras online (e-commerce), a logística é um fator importantíssimo para que as empresas se posicionem em um mercado competitivo.
Portanto, financeiramente falando, a logística é um dos setores que mais demanda investimento de recursos e máximo de eficiência operacional.
O impacto no meio ambiente
Para ser bem feita, a logística deve ter como missão a entrega de produtos no local e hora corretas, entretanto, para atingir esse objetivo é necessário mobilizar vários recursos, sendo estes: pessoas, materiais, energia elétrica, local de armazenagem e combustível para o transporte.
Sendo assim, a logística, assim como diversos segmentos, possui um grande potencial poluente. Apenas o setor de logística e transporte é responsável por aproximadamente 14,4 % das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) globais ou de CO2, que é a principal unidade de medida utilizada para se mensurar o impacto ambiental ou efeito às Mudanças Climáticas de países, cidades, empresas ou pessoas. Isso ocorre devido à queima de combustíveis fósseis que em seu processo emite CO2 para atmosfera.
1 kg de CO2 equivale a rodar aproximadamente 9 km com veículo comum a gasolina, ou consumir 28 kWh de energia elétrica no Brasil. Um exemplo para entender melhor: Uma viagem de avião RJ / SP emite aproximadamente 55 kg de CO2eq.
Além disso, o consumo de energia elétrica e a geração de resíduos sólidos decorrentes das embalagens dos produtos, também são responsáveis pela emissão de CO2. Indo mais além, os resíduos sólidos também são responsáveis por contaminar, além da atmosfera, o solo e a água (lençóis freáticos) se não acondicionados de maneira correta.
A produção de rodovias é, também, grande responsável pelo desmatamento, gerando mais emissão de CO2, desabrigo de animais, redução de variabilidade genética da fauna e da flora, redução de habitat, surtos de doenças nas cidades, aumento da poluição sonora e visual que diminui a qualidade de vida das pessoas, entre outros.
Sendo assim, reduzir a emissão de gases, ruídos e geração de resíduos são alguns dos desafios que necessitam ser contornados pelos gestores que montam as cadeias de distribuição, pois a adoção de práticas sustentáveis pode beneficiar a empresa, a sociedade, os animais — ou seja, todo o planeta!
Por conta dos diversos impactos já comentados, veremos a seguir as vantagens que as iniciativas de sustentabilidade podem trazer ao setor.
Sustentabilidade na logística
Práticas sustentáveis estão diretamente ligadas à redução de desperdícios (matéria-prima, combustível, tempo, geração de resíduos…), sendo assim, promovem a economia de tempo e recurso, apoiando a incorporação de processos mais ágeis e enxutos que geram menor impacto na cadeira de distribuição, ao mesmo tempo em que agregam mais valor e qualidade aos seus produtos.
Além disso, sabemos que os clientes estão procurando consumir de marcas engajadas na preservação ambiental, já que o perfil mostra que atualmente os clientes são mais exigentes e bem informados.
Sendo assim, quando a empresa aplica ações sustentáveis em seus processos, tem a oportunidade de melhorar sua reputação no mercado, passando uma imagem mais séria e sólida. O que a leva à conquistar novos clientes e manter os antigos satisfeitos.
Ainda, o conceito de sustentabilidade está conquistando o mundo todo, sendo assim, o mercado internacional valoriza empresas que investem no meio ambiente. Então, uma empresa brasileira que escolhe dar um passo em direção à sustentabilidade pode conquistar mercados externos, ter diferencial competitivo e, consequentemente, podem crescer seu negócio.
Ações sustentáveis na logística
Ações sustentáveis, oposto ao que se pensa, não implicam em aumento dos custos/despesas de uma empresa, mas, na realidade, podem ajudar a reduzir gastos, como falamos anteriormente. Isso porque a sustentabilidade preza por processos cada vez mais eficientes e econômicos, livrando-os de retrabalhos, desperdícios e possíveis erros.
Além disso, o governo favorece empresas ambientalmente responsáveis e tem menores possibilidades de sofrerem com embargos ou multas decorrente da poluição ambiental.
Veja agora algumas ideias que podem ser facilmente aplicadas:
1. Modernização da frota
Meios de transporte antigos consomem mais combustível e emitem mais poluentes, sendo assim, ao utilizar tecnologias novas é possível minimizar em até 80% as emissões de gases e ainda reduzir gastos com diesel e gasolina. Mas atenção, os veículos antigos devem ter sua destinação adequada!
2. Otimização de rotas
A utilização de tecnologia usada para criar mapas inteligentes permite o melhor aproveitamento dos trajetos e redução de tempo de transporte de mercadorias, tornando possível entregas mais rápidas que aumentam a satisfação do cliente e, também, emitindo menores quantidades de gases do efeito estufa.
3. Otimização de processos
Podem ser utilizadas diversas metodologias para trasnformar as operações mais enxutas e simplificadas, como as metogologias Lean, Canvas, Ágil, SCRUM, Kanban, 5S, entre outras. Saiba um pouco mais detalhadamente sobre elas clicando aqui.
4. Logística reversa e reciclagem
Políticas de reaproveitamento e reciclagem promovem a longevidade do uso dos recursos. Esse processo pode ser realizado pela utilização da logística reversa: prática que exige que os fabricantes e consumidores tenham responsabilidade compartilhada em destinar corretamente os resíduos gerados pelos produtos consumidos. Para isso, no momento do descarte/devolução, os clientes devem conduzir o material de volta à empresa, para que ele retorne ao ciclo produtivo, sendo matéria-prima para a produção de outros materiais, evitando a retirada de mais recursos da natureza, prolongando-os.
5. Controle de emissão de GEEs
Podem ser utilizadas ferramentas como o opacímetro que analisam a densidade da fumaça, ajudando empresas a verificar se suas emissões estão dentro dos padrões permitidos pelo Ministério do Meio Ambiente. Além disso, pode-se preferir a utilização de veículos elétricos ou até mesmo que se movimentem por GNV (Gás Natural Veicular)
6. Frete Neutro
O Selo Frete CO2 Neutro é concebido a empresas com compromissos ambientais e a ação de quantificação e compensação das emissões de gases de efeito estufa proveniente da sua logística.
E o que é neutralizar carbono? Uma empresa ou produto é neutro em carbono quando todas as emissões de gases de efeito estufa provenientes de sua atividade são quantificados, monitorados e registrados anualmente através do inventário de emissões de gases de efeito estufa, ferramenta esta que permite mapear todas as fontes de emissão de GEE de um processo, setor econômico, atividade, empresas e organizações, cidades, estados e países.
O objetivo é:
- Viabilizar economicamente projetos de desenvolvimento sustentável que não existiriam sem os incentivos do mercado de carbono;
- Fazer com que as florestas tenham mais valor em pé do que derrubadas, criando um valor financeiro para o carbono armazenado nas árvores, e contribuir para a importante redução de emissão dos gases de efeito estufa assim como o compromisso de preservação das florestas;
- Educar, conscientizar e sensibilizar o público envolvido sobre causas e consequências das mudanças climáticas; e
- Melhorar a imagem da empresa com seus stakeholders.
Saiba mais sobre a Eccaplan!
A ECCAPLAN tem por objetivo auxiliar organizações na gestão da sustentabilidade, fornecendo um diagnóstico de suas atuações socioambientais, analisando riscos e oportunidades para cada negócio, a fim de melhorar a performance das organizações sob a ótica das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil e do mundo.
Realizamos Inventários de Emissões para realizar a neutralização de carbono, utilizando a metodologia GHG Protocol, além da produção de relatórios de sustentabilidade nas diferentes diretrizes como: GRI – Global Reporting Initiative, ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial e CDP – Carbon Disclosure Project.