Reuniões online sem câmera ligada ajudam o planeta

Você não gosta de ligar a sua câmera durante uma videochamada durante home office forçado pela pandemia? Agora, você tem um ótimo argumento: manter a câmera desligada ajuda a salvar o planeta.

Uma nova pesquisa publicada no periódico Resources, Conversation & Recycling, voltado à sustentabilidade, traz conclusões sobre o impacto do uso ou não do vídeo durante uma ligação via internet. Segundo o estudo, conduzido por pesquisadores das universidades Yale, Purdue e MIT, quem não liga o vídeo em uma videochamada reduz a pegada de carbono em 96%.

“O recém-desenvolvido estilo de vida digital tem grandes benefícios ambientais, incluindo a redução das emissões de dióxido de carbono relacionadas com viagens de ida e volta ao trabalho. No entanto, o aumento do uso da Internet tem alguns impactos ambientais ocultos que devem ser descobertos para que a transição para uma economia verde e de baixo carbono seja bem-sucedida”, afirmam os pesquisadores no estudo.

No estudo, os pesquisadores sugerem uma hipótese: se 1 milhão de usuários de aplicativos de videoconferência desligassem as câmeras durante conversas online, as emissões mensais de dióxido de carbono cairiam 9.023 toneladas. Na vida pessoal, a pesquisa indica também que você pode ajudar a salvar o meio ambiente reproduzindo vídeos via streaming em resolução padrão em vez da resolução HD. Ao fazer isso, a redução de emissão de poluentes é de 86%.

(…)

Ou seja, reproduzir seus vídeos online em alta resolução pode até ser bom no quesito qualidade de imagem, mas, a cada episódio da sua série favorita, você contribui indiretamente para mais emissões de poluentes na atmosfera.

Leia a matéria completa, escrita por Lucas Agrela, em Exame