Terra Nova Logística compensou cerca de 892 toneladas de CO2 em 2020

Fundado em 2006, o Grupo Terra Nova Logística é especializado em transporte rodoviário, ligado ao Comércio Exterior, por meio de importação ou exportação com Armazém e Gestão de Estoque.

Possuem expertise em coletas de processos nacionalizados Contêineres ou LCL, atuando no Porto de Santos e nos aeroportos de Guarulhos e Viracopos. O grupo expandiu o atendimento para os aeroportos e EADIs que compõem a 8° Região Fiscal. 

Oferecem aos clientes excelência no atendimento, rapidez nas coletas e entregas sempre com foco em qualidade e resultado, agregando valor ao seu negócio.

A missão da empresa é oferecer soluções e logísticas de alta qualidade. Para a Terra Nova Logística, transportar é pensar adiante, encarar os desafios para mudar o futuro, respeitando o meio ambiente, gerando empregos e oferecendo aos colaboradores todos os recursos necessários para que suas atividades sejam desenvolvidas com qualidade e eficiência.

Sendo uma empresa que atua no segmento de transporte rodoviário de cargas, um dos nossos principais insumos é o óleo diesel, um forte agressor ao meio ambiente. 

Neutralização de carbono e selo CO2 Neutro

A realização de qualquer atividade nas empresas ou em eventos, seja ele de pequeno ou grande porte, resulta nas emissões de carbono (CO2) na atmosfera, contribuindo para o agravamento do aquecimento global.

A principal ferramenta brasileira de inventário de emissões de carbono é a do Programa Brasileiro GHG Protocol, disponibilizada pelo GVces, que faz o inventário de emissões e compensação ambiental através da neutralização de carbono, além de atuar efetivamente no combate às mudanças climáticas.

Entendendo nossa responsabilidade socioeconômica e ambiental, como parte do plano diretor de 2021/2022 iniciamos um trabalho de conscientização organizacional, onde temos como principal objetivo neutralizar até 2025 100% do CO2 que lançamos na atmosfera. Buscamos apoiar projetos de reflorestamento e energia renovável, estimulando assim a qualidade de vida e a manutenção da economia brasileira – “Saúde e Meio Ambiente andam JUNTOS!”.

Dener Frige – Gerente Executivo do Grupo Terra Nova Logística

A Terra Nova Logística realizou a neutralização da logística de veículos, denominada como Operação Terra Nova – Campinas/Itatiba, referente a 2020, utilizando a ferramenta do Programa Brasileiro GHG Protocol, disponibilizada pelo GVces.

Para realizar a compensação de carbono, ocorre a coleta de dados das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e, após a coleta é realizado o cálculo das emissões através do programa GHG Protocol. Depois de conhecer seu impacto ambiental em termos de kg CO2, realizamos a compensação ambiental através da neutralização de carbono.

Assim, todas as emissões de carbono foram calculadas e compensadas, pela aquisição de créditos de carbono em projetos, como a Pequena Central Hidrelétrica de Ferradura. Dessa forma, a Terra Nova Logística conquistou o selo CO2 Neutro, da Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade em 2020, por compensar cerca de 892,2 ton de CO2.

As ações voltadas para a Sustentabilidade dentro da empresa, tem início há mais tempo:

Começamos de forma bem modesta nas rotinas internas das unidades do Grupo Terra Nova, abolindo em mais de 98% o uso de copos descartáveis e estimulando o uso consciente de papel. Buscamos reduzir massivamente a geração de lixo plástico e reestabelecemos diretrizes ambientais na compra e consumo de insumos administrativos. Revisitamos nosso fluxo interno na gestão de resíduos (papelão, plástico, madeira e sucatas) de forma que sua destinação respeite todas as diretrizes ambientais previstas na legislação e projetadas como “boas práticas”.

Dener Frige – Gerente Executivo do Grupo Terra Nova Logística

Pequena Central Hidrelétrica de Ferradura

Localizada no leito do rio Guarita, município de Erval Seco – RS a pequena central hidrelétrica tem potencia instalada de 9,2 megawatts. Atendendo à crescente demanda de energia no Brasil devido ao crescimento econômico e melhorar o fornecimento de eletricidade, contribuindo, ao mesmo tempo, para a sustentabilidade ambiental, social e econômica.

A Pequena Central Hidrelétrica de Ferradura contempla 4 dos 17 objetivos, sendo eles:

Objetivo 3: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

Objetivo 7: Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia, para todos.

Objetivo 8: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.

Objetivo 13: Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos.

Qual a importância de fazer a compensação ambiental?

O planeta Terra já aqueceu 2°graus, parece pouco, mas os efeitos já são devastadores, e com impacto direto na nossa saúde, na produção de alimentos e na economia. O principal fator responsável por esse aquecimento é a quantidade de gases de efeito estufa que são liberados todos os dias na atmosfera.

No tratado internacional mais recente sobre o clima, o Acordo de Paris, assinado em 2015, o Brasil assumiu o compromisso de reduzir em 37% suas emissões até 2025. Para isso é necessário conter o desmatamento, recuperar florestas e promover o desenvolvimento e utilização de tecnologias limpas. E as iniciativas devem partir de todos os atores da sociedade, incluindo as empresas privadas.

Portanto, fazer a compensação de carbono através da neutralização de carbono incentivando projetos socioambientais é fundamental para que o país possa atingir sua meta, promovendo uma economia de baixo carbono e um planeta mais próspero para todos.

Entenda de forma rápida e fácil a neutralização vendo o vídeo abaixo!

Saiba mais sobre a Eccaplan

A ECCAPLAN tem por objetivo auxiliar organizações na gestão da sustentabilidade, fornecendo um diagnóstico de suas atuações socioambientais, analisando riscos e oportunidades para cada negócio, a fim de melhorar a performance das organizações sob a ótica das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil e do mundo.

Realizamos Inventários de Emissões para realizar a neutralização de carbono, utilizando a metodologia GHG Protocol e auxílio na renovação do licenciamento ambiental para CETESB.

Além de relatórios de sustentabilidade nas diferentes diretrizes como: GRI – Global Reporting Initiative, ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial e CDP – Carbon Disclosure Project.