Fonte: The Greenest Post
A primeira escola pública da América Latina totalmente sustentável fica no Uruguai: é a Ecoescola Sustentável. Localizada em Jaureguiberry, região costeira do país, ela foi construída em uma comunidade de apenas 500 habitantes. Eles são poucos, mas já estão fazendo história.
O prédio da escola foi projetado pelo arquiteto norte-americano Michael Reynolds, criador do conceito earthsip. Ele tem uma experiência de 45 anos na construção de edifícios autossustentáveis em vários lugares do mundo.
A construção da escola foi feita com materiais que iriam para o lixo, baseando-se em um princípio fundamental da bioarquitetura.
Cerca de 200 voluntários de 30 países ajudaram a comunidade de Jaureguiberry a construir a Ecoescola Sustentável. Foram usados na construção dois mil pneus, cinco mil garrafas de vidro, dois mil metros quadrados de papelão e oito mil latas de alumínio.
Segundo a ONG Tagma, que está por trás do projeto, 60% da construção foi feita com materiais reciclados. A escola conta ainda com sistemas de captação de energia solar e eólica e hortas para a produção de alimentos orgânicos.
Atualmente, a escola atende apenas 45 crianças. Mas a ideia é ampliar para 100 o número de vagas oferecidas, partindo de uma metodologia de ensino que valoriza o meio ambiente, a natureza e o uso racional de recursos naturais.
Você sabia que ações de compensação ambiental contribuem para preservação do meio ambiente?
Entenda o que é neutralização de carbono.