E se, em vez de apenas jogarmos fora o lixo que produzimos, déssemos um fim criativo e sustentável para estes materiais? Pois é exatamente isso que a Escola Municipal João da Costa Viana, localizada em Foz do Iguaçu, no Paraná, quer ensinar desde cedo aos alunos: o colégio promoveu um desfile de roupas e um concurso de brinquedos diferente, em que a presença de materiais reciclados era obrigatória.
Por meio do projeto Arte e Sustentabilidade: plantando uma cultura de cuidar – que envolveu estudantes, professores e a comunidade – o pátio da escola se transformou em passarela. “Ali a gente viu como as crianças são criativas e como elas entenderam que a proposta do projeto era o reaproveitamento”, destacou a professora de Artes, Jaqueline Pereira dos Santos.
Uma das motivações do projeto foi o grande acúmulo de lixo existente na escola em função de não possuir um programa de reciclagem. Além disso, chamava a atenção o desperdíciode materiais como EVA, cartolinas e papéis – que agora passaram a ser usados na confecção de roupas e brinquedos.
A proposta de trabalhar a Educação Ambiental em sala de aula partiu das próprias zeladoras da escola e a ideia foi “comprada” pela direção e professores. Curtiu? Pois o projeto ainda não acabou. Ainda este ano os alunos farão um plantio de árvores que serão batizadas com os nomes dos integrantes das turmas do 1° e do 5° ano, simbolizando os alunos que chegaram na escola em 2017 e os que deixam o Ensino Fundamental este ano.
Aprendendo sobre a importância de conceitos básicos da Sustentabilidade desde cedo: já pensou se fosse assim em todos os colégios?
Entenda o que é Inventário de Emissões.