A marca de skincare brasileira, Marina Shore, chegou ao mercado em outubro deste ano, trazendo a associação do conceito de beleza à saúde mental. A empresa cria, produz e comercializa produtos para cuidar da pele, do corpo e da mente, utilizando o potencial das plantas e experiências sensoriais em suas formulações. A marca exerce o compromisso holístico de entender como condições psicofisiológicas relacionadas à mente afetam diretamente a pele, agravadas ainda por fatores emocionais. Traz como premissa básica abraçar a beleza do processo, convidando a repensar a maneira de olhar para o cuidado com a pele e com o mundo.
A empresa tem como cerne o impacto social e ambiental, destinando 1/3 do lucro para seu Fundo de Regeneração. A cada R$3 de lucro, R$1 é revertido para apoiar organizações que aceleram objetivos de desenvolvimento sustentável de comunidades, restauração do meio ambiente e proteção do clima. Dentre as iniciativas financiadas pela empresa, está a restauração de recifes de corais da costa brasileira, um dos ecossistemas mais importantes do planeta.
“O mar é nossa fonte de inspiração, mas é também fonte de vida. Ele controla o clima, o tempo, o oxigênio que nós respiramos. Sem um oceano saudável, não temos um planeta saudável”.
diz Marina Montagner, CEO da Marina Shore.
Marina Shore exerce o compromisso de impactar positivamente os âmbitos social e ambiental, atuando com ações afirmativas dentro e fora da empresa. Na área tratada pela marca como requisito básico de atuação sustentável no mercado, Marina Shore implementa soluções eficazes que priorizam a reciclagem e a conscientização da comunidade.
“A sensação de que não poderíamos ser apenas mais uma marca de cosméticos sempre foi latente”.
diz Marina.
Antes mesmo de iniciar sua operação, a marca já havia compensado 2.34 toneladas de resíduos plásticos, volume que ultrapassa a sua produção inicial. A logística reversa pós-consumo visa a recuperação das embalagens para inseri-las novamente ao ciclo de produção e a meta é de que até 2025, 60% das embalagens sejam recuperadas e direcionadas para reciclagem.
A marca faz sua estreia com duas máscaras de argila, um óleo facial e uma inovação do universo das ferramentas de skincare: a Gua Sha de metal. A ferramenta multifuncional possibilita a execução de uma série de técnicas de ginástica facial, alta performance sobre pontos de acupuntura, massagem terapêutica e drenagem linfática facial e corporal para eliminação de toxinas acumuladas no corpo. Os produtos trazem o potencial funcional de plantas e as formulações combinam ingredientes, ativos naturais e elementos sensoriais que enriquecem o cuidado e a beleza do processo, garantindo performance, saudabilidade e qualidade de vida. Carregam o selo da Vegan Society, sendo comprovadamente veganos, e ainda são cruelty-free, ou seja, a marca não realiza testes em animais.
E para complementar o escopo de ações socioambientais da empresa, desde o início de suas vendas estarão realizando a compensação da emissão de carbono proveniente das entregas dos seus produtos.
A mais nova empresa integrante da Comunidade Frete Neutro, a Marina Shore se uniu à Eccaplan para fazer parte do projeto Frete Neutro, o que significa que todas as entregas terão sua taxa de CO2 quantificada e compensada por meio de projetos de preservação florestal como o Maísa que atua na Floresta Amazônica, contribuindo para um menor impacto ao meio ambiente.
Sobre o Programa Frete Neutro
Alinhado ao propósito de incentivar a economia circular e uma relação de prosperidade, a Marina Shore recebeu o Selo Frete CO2 Neutro, por assumir o compromisso de reduzir, quantificar e compensar as emissões de CO2 provenientes de suas entregas.
Esse escolha foi feita devido à consciência de que os gases do efeito estufa (GEEs) – emitidos principalmente pela queima de combustível fóssil (relacionado ao uso de diferentes modais de transporte), ou pelo consumo de energia, ar-condicionado, água e geração de resíduos – são aceleradores das mudanças climáticas. Apenas o setor de logística e transporte é responsável por aproximadamente 14,4 % das emissões globais.
Sendo assim, a compensação de carbono das emissões das entregas dos produtos vendidos na Marina Shore é realizada através do Programa CO2 Neutro, coordenado pela ECCAPLAN Consultoria em Sustentabilidade, que apoia financeiramente projetos socioambientais brasileiros certificados.
O Selo Frete CO2 Neutro consiste em cinco principais ações:
Cliente: realiza o pedido do produto no e-commerce;
E-commerce: avalia o tipo de veículo e roteiro de coleta / entrega; envia estes dados à Eccaplan
Eccaplan: por meio do seu sistema (carga manual ou integrada), realiza a quantificação das emissões de gases de efeito estufa (GEE) com base em estudos desenvolvidos pela Eccaplan, dados das entregas/caminhão e/ou indicadores do CONPET, Correios e IPC (International Post Corporation).
Eccaplan realiza a compensação das emissões de GEE, com o apoio financeiro a projetos de reduções de emissões por desmatamento e degradação evitados (REDD) ou tecnologia limpa, na mesma proporção do impacto ambiental.
Eccaplan envia para o e-commerce o certificado de neutralização de carbono de cada entrega e o consolidado mensal. Cada cliente pode receber o seu certificado individual e personalizado.
Quer entender mais sobre neutralização de carbono? Veja o vídeo abaixo!
Sobre a Eccaplan
A Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, instalada dentro do Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia), foi fundada em 2008 com o objetivo de desenvolver e implementar projetos socioambientais como: Programa de Gestão de Resíduos com o Sou Resíduo Zero, Relatórios de Sustentabilidade e Quantificação e Compensação de Gases de Efeito Estufa. Com o apoio do Ministério da Ciência & Tecnologia e da USP, foram desenvolvidos os programas de ação e educação contra as mudanças climáticas – Programa Evento Neutro e CO2 Neutro. Estes programas consistem em quantificar e compensar o impacto ambiental de shows, feiras, eventos corporativos, produtos, empresas, entre outros.