O programa Frete Neutro da Eccaplan assume o compromisso de neutralizar as emissões de CO2 do seu E-commerce

Frete é o valor que se paga por um transporte de mercadorias e seu cálculo leva em consideração os custos operacionais. Importante destacar, também, a necessidade de quantificar as emissões de carbono emitidas pela queima de combustíveis durante o transporte de produtos. Assunto esse com bastante relevância no mercado e pauta de políticas ESG.

Muitos E-commerces possuem o desejo de reduzir seu impacto ambiental. E uma ação valiosa que pode ser facilmente implementada é o Frete Neutro, que tem o propósito de neutralizar as emissões que não podem ser evitadas nas entregas. 

Confira no vídeo abaixo um explicação interativa sobre a importância do programa Frete Neutro:

Esse escolha foi feita devido à consciência de que os gases do efeito estufa (GEEs) – emitidos principalmente pela queima de combustível fóssil (relacionado ao uso de diferentes modais de transporte), ou pelo consumo de energia, ar-condicionado, água e geração de resíduos – são aceleradores das mudanças climáticas. Apenas o setor de logística e transporte é responsável por aproximadamente 14,4 % das emissões globais.

Sendo assim, a compensação de carbono das emissões das entregas dos produtos no e-commerce é realizada através do Programa Frete CO2 Neutro, coordenado pela ECCAPLAN Consultoria em Sustentabilidade que apoia projetos socioambientais brasileiros certificados. Além disso, o Programa é transparente e gera o engajamento de cada cliente do e-commerce, uma vez que este recebe um certificado de neutralização de carbono personalizado, com os dados da sua entrega e projeto ambiental apoiado, de preservação florestal ou energia renovável.

Fernando Beltrame, especialista em Mudanças Climáticas e Neutralização de Carbono, e CEO da Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, explica: 

“A compensação de carbono ou Selo CO2 Neutro pode ser um diferencial e inovação no mercado. Porém, as empresas devem avaliar suas emissões e formas de reduzi-las, compartilhando este compromisso com seus colaboradores. Reduzir emissões de CO2 também é reduzir custos operacionais, como reduzir o gasto com combustível, por exemplo”.

O Selo Frete CO2 Neutro consistem em cinco principais ações:

Fluxograma do programa Frete Neutro

  1. Cliente: realiza o pedido do produto no e-commerce;
  2. E-commerce: avalia o tipo de veículo e roteiro de coleta / entrega; envia estes dados à Eccaplan
  3. Eccaplan: por meio do seu sistema (carga manual ou integrada), realiza a  quantificação das emissões de gases de efeito estufa (GEE) com base em estudos desenvolvidos pela Eccaplan, dados das entregas/caminhão e/ou indicadores do CONPET, Correios e IPC (International Post Corporation).
  4. Eccaplan realiza a compensação das emissões de GEE, com o apoio financeiro a projetos de reduções de emissões por desmatamento e degradação evitados (REDD) ou tecnologia limpa, na mesma proporção do impacto ambiental.
  5. Eccaplan envia para o e-commerce o certificado de neutralização de carbono de cada entrega e o consolidado mensal. Cada cliente pode receber o seu certificado individual e personalizado.

Quer entender mais sobre neutralização de carbono? Veja o vídeo abaixo!

Conheça alguns de nossos clientes:

Alinhado ao propósito de incentivar a economia circular e uma relação de prosperidade com as pessoas e o meio ambiente, essas empresas receberam o Selo Frete CO2 Neutro, por assumir o compromisso de reduzir, quantificar e compensar as emissões de CO2 provenientes de suas entregas.

Care NB | Simple Organic | ANILÚ Bijoux | e-Cycle | Meu Eye Pillow | Muda Mobília | Eco.a | Beriah Bioprodutos | Stephanie Stein | Drogaria Vera Cruz | Sou Alma | Mercado Sem Lixo | Invez | Em Barra | Soy Maria | Eze | artmello | Cocodensado

Quando perguntada sobre a importância de fazer parte do programa Frete Neutro, Stephanie Stein respondeu:

“Fazemos parte da mudança que queremos ver no mundo e até onde se sabe, não temos outro planeta para viver. Falta de vida na Terra é algo urgente e precisamos agir. Nossa missão, enquanto seres humanos conscientes, é contribuir com a educação de um tema tão importante para nós. Por isso também incluímos em nossas ações o frete livre de CO2. É uma pequena mudança com enormes resultados.” 

Stephanie Stein, fundadora da S.Stein, em entrevista para Eccaplan.

Para Maria Géssica, fundadora da Em Barra, a importância do programa vai além da compensação de CO2 e fala sobre conscientização: “Aqui na Em Barra, colaboramos com projetos de sustentabilidade e damos visibilidade aos mesmos. Conscientizando todos ao nosso redor, sejam fornecedores, parceiros e clientes.”

Já a EZE, marca de jeanswear, falou um pouco sobre a motivação em fazer a compensação de CO2 e parte da programa Frete Neutro: 

“A importância principal é a certeza que estamos fazendo a coisa certa e principalmente propagando essa ação. Não podemos mais ignorar os impactos das nossas ações, e temos que nos responsabilizar por elas! Fazer essa compensação é nossa obrigação.”

Sobre a Eccaplan

A Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, instalada dentro do Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia), foi fundada em 2008 com o objetivo de desenvolver e implementar projetos socioambientais como: Programa de Gestão de Resíduos com o Sou Resíduo Zero, Relatórios de Sustentabilidade, Quantificação e Compensação de Gases de Efeito Estufa. 

Ao longo desses anos atuamos em parceria com mais de 1.600 empresas, promovendo a inclusão social e o desenvolvimento local, o que nos colocou entre as primeiras startups brasileiras dedicadas ao ESG, de acordo com a Exame.

Com o apoio do Ministério da Ciência & Tecnologia e da USP, foram desenvolvidos os programas de ação e educação contra as mudanças climáticas – Programa Evento Neutro, CO2 Neutro e o Frete Neutro. Estes programas consistem em quantificar e compensar o impacto ambiental de shows, feiras, eventos corporativos, produtos, empresas, entregas no e-commerce, entre outros.