Já imaginou que maravilha economizar até 500 reais na conta de luz todo mês? Você e provavelmente todo mundo que vai conhecer uma micro usina hidrelétrica.
O equipamento tem capacidade para produzir 720 kilowatts/hora por mês. Essa potência representaria uma economia de 500 reais na conta de luz. E se você não consome isso tudo de energia, dá para abastecer casas de amigos ou de parentes que moram perto de você. As informações são
A principal exigência para instalar a mini usina é ter uma fonte de água próxima: um pequeno rio, riacho ou até um vertedouro. É importante que haja uma disponibilidade mínima de água e uma queda natural por gravidade de 15 metros de altura ou mais, já que a correnteza precisa ser forte o suficiente para acionar a turbina da usina.
Ainda em fase de aprimoramento, o equipamento foi aprovado pela Copel (Companhia Paranaense de Energia) e atende todas as normas da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).
Felpe e Juliano são fundadores da startup Metha, responsável pelos ajustes finais do protótipo da usina. Eles irão usar o prêmio de 1 milhão de reais que ganharam do programa Empresa Brasileira de Inovação e Pesquisa (Finep) para selecionar as empresas que produzem os equipamentos necessários e instalar sua linha de produção em larga escala.
A estimativa é que um gerador com um módulo custe 19 mil reais. Mas, caso o usuário decida instalar mais um módulo, o valor adicional será menor. A vantagem do equipamento extra está na possibilidade de aprimorar a produção de energia, evidentemente, mas também garantir o funcionamento da usina se um dos sistemas parar de funcionar. Em tese, a produção em larga escala reduzirá o preço da unidade.
crédito das fotos: Reprodução/Metha Soluções