O que é um Crédito de Carbono?

Crédito de Carbono. Neste texto, exploramos os diversos projetos que geram crédito de carbono por meio de práticas sustentáveis.

Abordamos no texto Tudo que você precisa saber sobre crédito de carbono, onde os diversos projetos que conseguem gerar crédito de carbono por práticas sustentáveis.

Vamos analisar o que é um crédito e por que esse debate é tão importante para sua empresa:

Um mercado de carbono permite que investidores e corporações negociem simultaneamente créditos de carbono e compensações de carbono. Isso mitiga a crise ambiental, ao mesmo tempo, em que cria novas oportunidades de mercado.

Novos desafios quase sempre produzem novos mercados, e a atual crise climática e o aumento das emissões globais não são exceções.

O interesse renovado nos mercados de carbono é relativamente novo. Os mercados internacionais de comércio de carbono existem desde os Protocolos de Kyoto de 1997, mas o surgimento de novos mercados regionais provocou uma onda de investimentos.

O crédito de carbono funciona como “dinheiro ou ação” criado principalmente para viabilizar economicamente projetos de tecnologia limpa ou manutenções florestais.

Reduções de emissões de Gases de Efeito Estufa negociáveis no Mercado Internacional de Carbono, são medidos em toneladas evitadas carbono equivalente (tCO2e).

Crédito de Carbono, Compensações e Mercados

O Protocolo de Kyoto de 1997 e o Acordo de Paris de 2015 foram acordos internacionais que estabeleceram metas internacionais de emissões de CO 2. Com este último ratificado por todos, exceto seis países, eles deram origem a metas nacionais de emissões e os regulamentos para apoiá-los.

Com esses novos regulamentos em vigor, a pressão sobre as empresas para encontrar maneiras de reduzir sua pegada de carbono está crescendo. A maioria das soluções provisórias de hoje envolve o uso dos mercados de carbono.

O que os mercados de carbono fazem é transformar as emissões de CO 2 em uma commodity, dando-lhes um preço.

Essas emissões se enquadram em uma das duas categorias: créditos de carbono ou compensações de carbono, e ambos podem ser comprados e vendidos em um mercado de carbono. É uma ideia simples que fornece uma solução baseada no mercado para um problema ambiental.

O que são créditos de carbono e compensações de carbono?

Os termos são frequentemente usados ​​de forma intercambiável, mas créditos de carbono e compensações de carbono operam em mecanismos diferentes.

Os créditos de carbono, também conhecidos como permissões de carbono, funcionam como notas de permissão para emissões. Quando uma empresa compra um crédito de carbono, geralmente do governo, ela obtém permissão para gerar uma tonelada de emissões de CO 2 . Com os créditos de carbono, a receita de carbono flui verticalmente das empresas para os reguladores, embora as empresas que acabem com créditos em excesso possam vendê-los a outras empresas.

As compensações fluem horizontalmente, negociando a receita de carbono entre as empresas. Quando uma empresa remove uma unidade de carbono da atmosfera como parte de sua atividade comercial normal, ela pode gerar uma compensação de carbono. Outras empresas podem comprar essa compensação de carbono para reduzir sua própria pegada de carbono.

Observe que os dois termos às vezes são usados ​​de forma intercambiável, e as compensações de carbono são frequentemente chamadas de “créditos de compensação”. Ainda assim, essa distinção entre créditos de conformidade regulatória e compensações voluntárias deve ser mantida em mente.

A justificativa para empresas com altas emissões de carbono terem baixas classificações de crédito pode ser atribuída à incerteza dos fluxos de caixa resultantes do aumento dos riscos regulatórios e de negócios associados às emissões de carbono.

Empresas com altas emissões de carbono podem exigir o pagamento de um alto preço por suas emissões de carbono sob o mecanismo de comércio de carbono, o que pode restringir os recursos econômicos disponíveis para pagar sua dívida 

A emissão de carbono subiu para uma estimativa de 3,4% em 2018, o segundo maior ganho anual após 2010 em mais de duas décadas.

Como uma das principais partes interessadas, o mercado de crédito é percebido para monitorar ativamente o perfil de carbono das empresas.

O mercado de crédito emergiu como um parceiro crítico de investimento das empresas norte-americanas.

Para cumprir os objetivos estabelecidos pelo Acordo Climático de Paris, as emissões globais de gases de efeito estufa devem ser drasticamente reduzidas. Uma maneira de atingir esse objetivo é estabelecer um preço efetivo do carbono. Embora benéfico para o clima, um rápido aumento desse preço pode ter um impacto financeiro significativo nas empresas corporativas.


Como a Eccaplan pode te ajudar:

A Eccaplan oferece serviços especializados, incluindo a realização de Inventários de Emissões com base na metodologia GHG Protocol e suporte na renovação do licenciamento ambiental junto à CETESB. Esses serviços ajudam sua empresa a gerenciar e reduzir suas emissões de carbono, garantindo conformidade com as regulamentações ambientais e promovendo práticas sustentáveis.


Conteúdo:

Thays do Nascimento

Marketing Eccaplan

thays@eccaplan.com.br

Fontes:

Safiullah, M., Kabir, M. N., & Miah, M. D. (2021). Carbon emissions and credit ratings. Energy Economics, 100, 105330.

Bouchet, V., & Le Guenedal, T. (2020). Credit risk sensitivity to carbon price. Available at SSRN 3574486.


Compartilhe

NEWSLETTER

Quer receber nossas novidades em seu e-mail?

Inscreva-se no formulário com seu nome e e-mail que enviaremos novos conteúdos mensalmente.

Pular para o conteúdo