O que o dia da árvore tem a ver com neutralização de carbono?

No Brasil, o Dia da árvore é comemorado no dia 21 de setembro. Tem como objetivo principal a conscientização a respeito da importância da preservação das árvores para o meio ambiente.

A data foi escolhida em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no hemisfério Sul. O dia é comemorado em outras datas ao redor do mundo, pois como o dia é comemorado com a chegada da primavera, muitas nações o adequam a partir das características físico-climáticas de seus países.

Qual a importância da árvore?

As diversas espécies arbóreas existentes são fundamentais para a vida na Terra porque:

  • Aumentam a umidade do ar (evapotranspiração que são precursoras da formação de nuvens);
  • Reduzem da poluição do ar;
  • Evitam erosões, pois suas raízes fixam os sedimentos do solo;
  • Produzem oxigênio e capturam CO2 atmosférico no processo de fotossíntese;
  • Em grandes cidades reduzem a temperatura local;
  • Fornecem sombra e abrigo;
  • Contribuem para a biodiversidade;
  • A extração de flores e frutos serve para alimentação, produção de remédios, entre outras atividades;
  • Contribuem para a beleza paisagística.

Além de produzirem alimento e todos os outros benefícios citados acima, as árvores também possuem outras aplicações econômicas, como por exemplo:

  • A madeira por elas produzidas serve como matéria-prima para a criação de móveis e até mesmo casas;
  • A celulose extraída dessas plantas, principalmente pinheiros e eucaliptos, é fundamental para a fabricação de papel;
  • Além disso, algumas espécies apresentam aplicabilidade na indústria farmacêutica por possuírem importantes compostos.

Qual o objetivo do Dia da Árvore?

O dia 21 de de setembro é considerado um dia de reflexão sobre a importância de preservação deste recurso. É um dia onde devemos repensar nossas atitudes em relação à imensa importância desse recurso natural finito e que trás tanta vida.

Além disso, é um momento de pensar em como pressionar governos, empresas e sociedade para que sejam criadas políticas efetivas que combatam o desmatamento, as queimadas e a exploração ilegal de árvores. Esses processos ocorrem, principalmente, devido aos processo de expansão urbana acelerada e expansão de fronteiras agrícolas, que estimulam a abertura de áreas para que estas atividades ocorram.

O desmatamento afeta diretamente a vida de toda a população, que passa a enfrentar erosões, assoreamento de rios, redução do regime de chuvas e da umidade relativa do ar, desertificação e perda de biodiversidade.

A neutralização de carbono

Os gases de efeito estufa (GEEs) são emitidos, principalmente, pela queima de combustível fóssil (relacionado ao transporte), ou pelo consumo de energia, ar-condicionado, água e geração de resíduos. Sendo assim, ao utilizar meios de transporte diversos, realizar processos industriais, o corte de florestas, entre outros, há grande contribuição para a emissão de GEEs para a atmosfera, que são os responsáveis pela aceleração do processo de mudanças climáticas.

E o que é neutralizar carbono? Uma empresa ou produto é neutro em carbono quando todas as emissões de gases de efeito estufa provenientes de sua atividade são quantificados, monitorados e registrados anualmente através do inventário de emissões de gases de efeito estufa, ferramenta esta que permite mapear todas as fontes de emissão de GEE de um processo, setor econômico, atividade, empresas e organizações, cidades, estados e países.

https://eccaplan.com.br/blog/2018/08/13/conservacao-florestal-e-neutralizacao-de-carbono/

Após realização de inventariado, são realizadas ações de compensação ambiental, que neutralizam o carbono e geram benefícios ambientais na mesma proporção em que foram gerados. Essas atividades, reconhecidas por órgãos certificadores internacionais, devem atender os seguintes requisitos: aumentar a remoção de gás carbônico da atmosfera ao reduzir ou evitar emissões de gases estufa em relação a outra atividade padrão e não gerar impactos negativos ao meio-ambiente em nível local e promover o desenvolvimento da comunidade local e dos trabalhadores.

Ou seja, após identificarmos todos os débitos de carbono gerados, compramos o equivalente de créditos de projetos ambientais certificados e assim se neutraliza o carbono. Em seguida à realização de todos os cálculos, é emitido certificado que assegura todo o processo. 

E o que o processo de neutralização de carbono tem a ver com as árvores?

Como dito anteriormente, as árvores em seu processo de fotossíntese capturam CO2 atmosférico, ou seja, elas são uma excelente forma de pagar os débitos ambientais gerados por todas as atividades descritas acima!

Fotossíntese, o que é, como acontece, reações, etapas e finalidade
Fonte: https://conhecimentocientifico.r7.com/fotossintese-o-que-e/

Então, quer melhorar a sua pegada de carbono e contribuir para o bem estar da natureza? Plante uma árvore!

Para isso, você pode saber a sua geração de carbono através da nossa calculadora de emissões.

Calculadora de emissões da Eccaplan.

Curiosidades

Cada região do Brasil possui uma árvore símbolo diferente:

  • Região Norte – Castanheira;
  • Região Nordeste – Carnaúba;
  • Região Centro-Oeste – Ipê amarelo;
  • Região Sudeste – Pau-brasil;
  • Região Sul – Araucária.

Fontes utilizadas para a produção desta matéria: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-da-arvore.htm e https://www.todamateria.com.br/dia-da-arvore/

Saiba mais sobre a Eccaplan!

A ECCAPLAN tem por objetivo auxiliar organizações na gestão da sustentabilidade, fornecendo um diagnóstico de suas atuações socioambientais, analisando riscos e oportunidades para cada negócio, a fim de melhorar a performance das organizações sob a ótica das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil e do mundo.

Realizamos Inventários de Emissões para realizar a neutralização de carbono, utilizando a metodologia GHG Protocol e auxilio na renovação do licenciamento ambiental para CETESB.

Além de relatórios de sustentabilidade nas diferentes diretrizes como: GRI – Global Reporting Initiative, ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial e CDP – Carbon Disclosure Project.

Compartilhe

NEWSLETTER

Quer receber nossas novidades em seu e-mail?

Inscreva-se no formulário com seu nome e e-mail que enviaremos novos conteúdos mensalmente.