Ao longo desses dois últimos anos, por conta da pandemia, o setor de eventos registrou a maior queda de faturamento e investimento em comparação aos demais setores que também foram impactados pela crise sanitária do Covid-19 no mundo.
Essa nova realidade, contudo, trouxe uma mudança!
O mundo virtual agora faz parte do nosso cotidiano. O trabalho remoto pegou força. Reuniões diárias em plataformas digitais é o novo normal no mundo corporativo. Confraternizações online, happy hour, lives, entre outros, se tornaram o alento que nos conduziu durante esses dois últimos anos de crise sanitária.
E com isso, o setor de eventos, foi impulsionado a aderir a essa nova realidade, o que vem se mostrando bastante proveitoso.
De acordo com uma pesquisa publicada pelo LinkedIn, 200 organizadores de eventos B2B no Brasil constataram que os eventos virtuais vieram para ficar, principalmente, por representarem um produto com maior ROI e retorno positivo do público.
A previsão de investimento para esse ano no setor de eventos deve dobrar, diz o estudo, “Eventos Virtuais: uma nova realidade”. Isso porque, a pesquisa indicou que, em 2020, 85% dos participantes realizaram webinars e demais formatos de eventos virtuais, e destes, 83% continuarão organizando eventos virtuais nos próximos doze meses. A pesquisa ainda relatou que o número de organizadores focados em eventos virtuais aumentou oito vezes.
A pesquisa também aponta onde o orçamento será investido em 2021, gráfico abaixo:
Publicidade usando táticas de marketing digital e eventos virtuais são os que receberão maior parte do orçamento, com respectivamente 22% e 21,5%. Já eventos presenciais receberão apenas 12% do orçamento previsto.
Outra informação importante para o setor é que o novo modelo de evento gere maior engajamento entre o público e maior credibilidade dos organizadores. 22% dos entrevistados priorizam a relevância para o público como uma métrica fundamental para o sucesso.
E para o público, o modelo de evento virtual também teve repercussão positiva. O LinkedIn apontou que a maioria dos profissionais do Brasil preferem eventos virtuais, principalmente, por conta da pandemia e o custo-benefício, atingindo um público mais amplo.
Pensando nisso, a Eccaplan vem trabalhando com eventos virtuais e híbridos fazendo a neutralização de carbono.
Fique por dentro do último evento com selo Evento Neutro 100% virtual, clicando aqui!
Neutralização de carbono para eventos
Para reduzir o impacto do seu evento no meio ambiente, a Eccaplan desenvolveu o programa Evento Neutro, que surge como um mecanismo completo e confiável de promoção dos valores de responsabilidade socioambiental no ecossistema de eventos, para que todos possam somar na conscientização e ação efetiva contra a causa principal das mudanças climáticas e seus efeitos negativos.
No programa Evento Neutro, a neutralização de carbono é feita através do apoio a projetos ambientais brasileiros certificados e auditados de forma transparente e rastreável. Trata-se de uma forma prática e efetiva de tornar o evento mais sustentável.
Sobre a ECCAPLAN
A Eccaplan Consultoria em Desenvolvimento Sustentável, instalada dentro do Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia), foi fundada em 2008 com o objetivo de desenvolver e implementar projetos socioambientais como: Programa de Gestão de Resíduos com o Sou Resíduo Zero, Relatórios de Sustentabilidade e Quantificação e Compensação de Gases de Efeito Estufa. Com o apoio do Ministério da Ciência & Tecnologia e da USP, foram desenvolvidos os programas de ação e educação contra as mudanças climáticas – Programa Evento Neutro e CO2 Neutro. Estes programas consistem em quantificar e compensar o impacto ambiental de shows, feiras, eventos corporativos, produtos, empresas, entre outros.