Fundado em 2006, o Grupo Terra Nova Logística é especializado em transporte rodoviário, ligado ao Comércio Exterior, por meio de importação ou exportação com Armazém e Gestão de Estoque.
Possuem expertise em coletas de processos nacionalizados Contêineres ou LCL, atuando no Porto de Santos e nos aeroportos de Guarulhos e Viracopos. O grupo expandiu o atendimento para os aeroportos e EADIs que compõem a 8° Região Fiscal.
Oferecem aos clientes excelência no atendimento, rapidez nas coletas e entregas sempre com foco em qualidade e resultado, agregando valor ao seu negócio.
A missão da empresa é oferecer soluções e logísticas de alta qualidade. Para a Terra Nova Logística, transportar é pensar adiante, encarar os desafios para mudar o futuro, respeitando o meio ambiente, gerando empregos e oferecendo aos colaboradores todos os recursos necessários para que suas atividades sejam desenvolvidas com qualidade e eficiência.
Sendo uma empresa que atua no segmento de transporte rodoviário de cargas, um dos nossos principais insumos é o óleo diesel, um forte agressor ao meio ambiente.
Neutralização de carbono e selo CO₂ Neutro
A realização de qualquer atividade nas empresas ou em eventos, seja ele de pequeno ou grande porte, resulta nas emissões de carbono (CO2) na atmosfera, contribuindo para o agravamento do aquecimento global.
A principal ferramenta brasileira de inventário de emissões de carbono é a do Programa Brasileiro GHG Protocol, disponibilizada pelo GVces, que faz o inventário de emissões e compensação ambiental através da neutralização de carbono, além de atuar efetivamente no combate às mudanças climáticas.
Entendendo nossa responsabilidade socioeconômica e ambiental, como parte do plano diretor de 2021/2022 iniciamos um trabalho de conscientização organizacional, onde temos como principal objetivo neutralizar até 2025 100% do CO2 que lançamos na atmosfera. Buscamos apoiar projetos de reflorestamento e energia renovável, estimulando assim a qualidade de vida e a manutenção da economia brasileira – “Saúde e Meio Ambiente andam JUNTOS!”.
Dener Frige – Gerente Executivo do Grupo Terra Nova Logística
A Terra Nova Logística realizou a neutralização da logística de veículos, denominada como Operação Terra Nova – Campinas/Itatiba, referente a 2020, utilizando a ferramenta do Programa Brasileiro GHG Protocol, disponibilizada pelo GVces.
Para realizar a compensação de carbono, ocorre a coleta de dados das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e, após a coleta é realizado o cálculo das emissões através do programa GHG Protocol. Depois de conhecer seu impacto ambiental em termos de kg CO2, realizamos a compensação ambiental através da neutralização de carbono.
Assim, todas as emissões de carbono foram calculadas e compensadas, pela aquisição de créditos de carbono em projetos, como a Pequena Central Hidrelétrica de Ferradura. Dessa forma, a Terra Nova Logística conquistou o selo CO2 Neutro, da Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade em 2020, por compensar cerca de 892,2 ton de CO2.
As ações voltadas para a Sustentabilidade dentro da empresa, tem início há mais tempo:
Começamos de forma bem modesta nas rotinas internas das unidades do Grupo Terra Nova, abolindo em mais de 98% o uso de copos descartáveis e estimulando o uso consciente de papel. Buscamos reduzir massivamente a geração de lixo plástico e reestabelecemos diretrizes ambientais na compra e consumo de insumos administrativos. Revisitamos nosso fluxo interno na gestão de resíduos (papelão, plástico, madeira e sucatas) de forma que sua destinação respeite todas as diretrizes ambientais previstas na legislação e projetadas como “boas práticas”.
Dener Frige – Gerente Executivo do Grupo Terra Nova Logística
Tragetória Ambiental
A Terra Nova Logística reafirma seu compromisso com a sustentabilidade, compensando 892 toneladas de CO₂ em 2020 e conquistando o Selo CO2 Neutro pelo quarto ano consecutivo.
Em parceria com a Eccaplan, neutraliza as emissões de sua frota com práticas regenerativas e reflorestamento. Pelo projeto Frete Neutro, oferece aos clientes a possibilidade de compensar suas emissões, reforçando sua responsabilidade ambiental com certificações auditadas.
Projetos apoiados durante esse período:
Terrus Carbon Coffee
O Terrus Carbon Coffee é um projeto inovador de agricultura regenerativa no Brasil, auditado sob o padrão Carbon Fair Standard, que utiliza uma tecnologia inovadora desenvolvida pela Quanticum para manejo de solo. Essa tecnologia nacional e pioneira permite o aumento da quantidade de carbono capturada e armazenada no solo, além da redução da emissão de gases de efeito estufa das práticas agrícolas. Com o projeto mais de 20 mil toneladas de carbono já foram capturadas da atmosfera, e mais de 200 pessoas beneficiadas.
Usina Hidrelétrica Salto Pilão
A Usina Hidrelétrica Salto Pilão, produz energia renovável com baixo impacto ambiental, diminuindo a dependência de usinas termelétricas a combustíveis fósseis e, consequentemente, reduzindo emissões de gases de efeito estufa. Localizada em Santa Catarina, a usina utiliza apenas 0,15 km² de área inundada para atender 1 milhão de habitantes. Para preservar os recursos naturais, foram implementados 24 programas ambientais que são continuamente monitorados, contribuindo para a sustentabilidade econômica e social da região. Com o projeto mais de 4.500 toneladas de carbono foram evitadas, e mais de 450 pessoas beneficiadas.
Pequena Central Hidrelétrica de Ferradura
Localizada no leito do rio Guarita, município de Erval Seco – RS a pequena central hidrelétrica tem potencia instalada de 9,2 megawatts. Atendendo à crescente demanda de energia no Brasil devido ao crescimento econômico e melhorar o fornecimento de eletricidade, contribuindo, ao mesmo tempo, para a sustentabilidade ambiental, social e econômica.
A Pequena Central Hidrelétrica de Ferradura contempla 4 dos 17 objetivos, sendo eles:
- Objetivo 3: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
- Objetivo 7: Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia, para todos.
- Objetivo 8: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.
- Objetivo 13: Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos.
Qual a importância de fazer a compensação ambiental?
O planeta Terra já aqueceu 2°graus, parece pouco, mas os efeitos já são devastadores, e com impacto direto na nossa saúde, na produção de alimentos e na economia. O principal fator responsável por esse aquecimento é a quantidade de gases de efeito estufa que são liberados todos os dias na atmosfera.
No tratado internacional mais recente sobre o clima, o Acordo de Paris, assinado em 2015, o Brasil assumiu o compromisso de reduzir em 37% suas emissões até 2025. Para isso é necessário conter o desmatamento, recuperar florestas e promover o desenvolvimento e utilização de tecnologias limpas. E as iniciativas devem partir de todos os atores da sociedade, incluindo as empresas privadas.
Portanto, fazer a compensação de carbono através da neutralização de carbono incentivando projetos socioambientais é fundamental para que o país possa atingir sua meta, promovendo uma economia de baixo carbono e um planeta mais próspero para todos.
Entenda de forma rápida e fácil a neutralização vendo o vídeo abaixo!
Saiba mais sobre a Eccaplan
Somos uma greentech que usa o conhecimento e a tecnologia para prover soluções que apoiem a jornada de nossos clientes rumo a uma economia mais inclusiva e de baixo carbono.
Inicialmente como uma startup do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia da USP, recebemos o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia, e reconhecimentos como Prêmio Eco Brasil e FIESP.
Desenvolvemos e implementamos programas pioneiros no combate às mudanças climáticas, e seguimos catalisando soluções baseadas na natureza que sejam replicáveis e cada vez mais acessíveis.
Realizamos Inventários de Emissões para realizar a neutralização de carbono, utilizando a metodologia GHG Protocol e auxílio na renovação do licenciamento ambiental para CETESB.
Além de relatórios de sustentabilidade nas diferentes diretrizes como: GRI – Global Reporting Initiative, ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial e CDP – Carbon Disclosure Project.