Fonte: Cidades Sustentáveis
Atualmente, 24% dos automóveis do país são elétricos – um número bem alto se comparado às nações em desenvolvimento
A Noruega parece não medir esforços para se manter entre os países mais sustentáveis do mundo. Na última semana a imprensa local circulou a notícia de que, até 2025, o país deve estar livre dos veículos movidos a combustíveis fósseis.
Conforme informado pelos jornais noruegueses, o projeto de reduzir drasticamente o uso de fontes não renováveis no setor de transportes é apoiado por todos os partidos nacionais, mesmo que a indústria petrolífera tenha parcela importante na economia local.
Entre as medidas para reduzir os impactos ambientais da nação, a Noruega também anunciou a intenção de ser o primeiro país do mundo a se comprometer e alcançar integralmente o nível zero de desmatamento.
Se a informação for realmente oficializada, a decisão será ainda mais ambiciosa do que a proposta anterior feita pelo Partido dos Trabalhadores, de parar de vender carros movidos a diesel ou gasolina na Noruega até 2030.
Atualmente, o país já tem 24% de seus automóveis sendo elétricos. Um número bem alto se comparado às nações em desenvolvimento. Mas, isso também significa que existe um caminho grande para chegar aos 100%.
Entre as medidas sustentáveis que devem ser aplicadas nos próximos anos, está um grande investimento em energia eólica, que deve receber mais US$ 3 bilhões até 2020, conforme medida aprovada em 2013.
Você sabia que ações de compensação ambiental contribuem para preservação do meio ambiente?
Entenda o que é neutralização de carbono.