8º Fórum LIDE de Varejo e Marketing, que ocorreu no Hotel Unique nos dias 2 a 4 de outubro de 2020, foi realizado com público presencial e on-line. Leia a matéria abaixo e descubra todas as medidas tomadas para que o evento ocorresse de maneira segura!
O Grupo de Líderes Empresariais – LIDE
Fundado no Brasil, em 2003, o LIDE – Grupo de Líderes Empresariais é uma organização que reúne executivos dos mais variados setores de atuação em busca de fortalecer a livre iniciativa do desenvolvimento econômico e social, assim como a defesa dos princípios éticos de governança corporativa nas esferas pública e privada.
Presente em diversos países com 23 frentes de atuação, o grupo conta com 33 unidades regionais e internacionais com o propósito de potencializar a atuação do empresariado na construção de uma sociedade ética, desenvolvida e competitiva globalmente.
O Evento
O Fórum LIDE do Varejo e Marketing é um dos mais importantes eventos dos segmentos no país voltado para temas relevantes do mercado varejista brasileiro e outros setores relacionados à cadeia de consumo e comunicação. O evento promove debates sobre conceitos, oportunidades, desenvolvimento, tecnologia e posicionamento do varejo e marketing no Brasil.
Para debater o tema “As transformações globais e seus impactos no marketing, varejo, e no consumo brasileiro”, o 8º Fórum LIDE do Varejo e Marketing reuniu as principais lideranças empresariais do Brasil.
As reuniões aproximaram líderes empresariais para discutir os segmentos no contexto pós-pandemia do novo coronavírus. As discussões ocorreram em painéis interativos, sendo estes pequenos grupos no qual o participante tem a oportunidade de iniciar uma conversa-debate.
O objetivo é estabelecer um diálogo construtivo e de forma coletiva, para o estímulo às trocas de ideias, às novas soluções e aos negócios potenciais dos setores.
Saiba mais sobre o que foi discutido no evento clicando aqui e veja o vídeo abaixo com o resumo dos painéis.
E quais foram os cuidados tomados no evento?
O evento contou com diversas ações de prevenção e combate ao novo coronavírus.
- Álcool em gel estava disponível em diversos locais do evento;
- Staff e garçons utilizavam máscaras e protetores faciais;
- Foram fornecidos microfones individuais para debatedores que eram higienizados a cada troca de mesa;
- Tinham 2 microfones de pulpito, que eram revezados entre cada palestrante e higienizados após cada uso;
- Houve distanciamento entre as mesas dos participantes.
Todos os participantes receberam álcool gel e máscaras. Além disso, prezando pelo distanciamento social, o evento contou com a presença de diversos palestrantes no formato “on-line”, visando limitar a entrada e o acúmulo de pessoas em somente um local.
O 8º Fórum Lide recebeu o selo evento neutro
De alguma forma, sua empresa e seus eventos, impactam o meio ambiente, seja pela queima de combustível relacionado ao transporte, ou pelo consumo de energia, ar-condicionado, água e geração de lixo.
Uma empresa ou produto é neutro em carbono quando todas as emissões de gases de efeito estufa provenientes de sua atividade são devidamente quantificadas (inventário de emissões) e uma ação de compensação ambiental (neutralização) é realizada na mesma proporção.
Os objetivos da neutralização de carbono são:
*Viabilizar economicamente projetos de desenvolvimento sustentável que não existiriam sem os incentivos do mercado de carbono.
*Fazer com que as florestas tenham mais valor em pé do que derrubadas, criando um valor financeiro para o carbono armazenado nas árvores, e contribuir para a importante redução de emissão dos gases de efeito estufa assim como o compromisso de preservação da floresta.
*Educar, conscientizar e sensibilizar o público envolvido sobre causas e consequências das mudanças climáticas.
*Melhorar a imagem da empresa com seus stakeholders.
E como realizamos o processo? Ele é feito em duas etapas, descritas a seguir:
Etapa1 – Redução e Cálculo das Emissões
- Identificar as fontes poluentes.
2. Implementar ações para mitigar o impacto ambiental.
3. Calcular as emissões de gases estufa associadas ao evento.
Etapa 2 – A Compensação
A compensação das emissões de gases de efeito estufa é feita por atividades que geram benefícios ambientais de mesma proporção. Essas atividades, reconhecidas por órgãos certificadores internacionais, devem atender os requisitos abaixo:
*Aumentar a remoção de gás carbônico da atmosfera ou reduzir ou evitar emissões de gases estufa em relação a outra atividade padrão.
*Não gerar impactos negativos ao meio-ambiente em nível local e promover o desenvolvimento da comunidade local e dos trabalhadores.
Alguns projetos que apoiamos são:
Diferencial Eccaplan
A Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade desenvolveu os programas de ação e educação contra as mudanças climáticas, como o Programa CO2 Neutro e Evento Neutro.
Estes programas consistem em quantificar e compensar o impacto ambiental do evento através do apoio à projetos ambientais. Todos os projetos são certificados conforme metodologias definidas pelo Protocolo de Kyoto.
O diferencial dos Programas de Neutralização de Carbono da Eccaplan é trabalhar apenas com projetos socioambientais certificados, por empresas auditadas pela ONU, e que já comprovaram o seu benefício ambiental.
Dessa forma, o seu evento ou produto de hoje já é neutro em carbono. Trabalhando com as Diretrizes e Procedimentos definidos pelos Programas de Neutralização de Carbono, a Eccaplan foi selecionada para realizar a neutralização de carbono dos Foruns Mundiais de Sustentabilidade, evento que contou com a presença de AL GORE, BILL CLINTON etc.