Oceano Ártico está mais quente do que o normal para esta altura do ano

Fonte: Green Savers

Estamos a meio de Novembro e nessa época a temperatura no Pólo Norte devia estar em curva descendente nos gráficos meteorológicos. Não é isso que está acontecendo, aliás a temperatura na zona está mesmo subindo cada vez mais. Mas o que pode estar a causar esta situação atípica?

A resposta pode estar numa massa de ar quente que está a impedir a formação de gelo no Oceano Ártico. Numa altura em que pelo calendário a região devia estar a registar as temperaturas mais baixas do ano, o calor que se sente está a impedir a formação das camadas de gelo.

Em termos numéricos é possível verificar que o Ártico está 20ºC mais quente. Mas não é tudo. A extensão da camada de gelo no Oceano Ártico está menor e as águas estão congelando muito mais lentamente.

Na sua conta de Twitter, o investigador da Universidade da Califórnia Zack Labe, publicou um gráfico com a temperatura da região desde o início deste ano até ao momento. Na imagem é possível observar uma linha vermelha que “segue na direção errada”, num movimento ascendente. Uns pontos abaixo podemos ver uma linha verde, que representa a temperatura estimada para esta altura.

Para Jennifer Francis, da Universidade Rutgers em New Jersey, “o aquecimento do Ártico é resultado da combinação de uma extensão de gelo muito baixa, a níveis recorde para esta altura do ano, que torna, provavelmente, o gelo muito fino, com muito ar quente e úmido que vem de latitudes mais baixas”, explica ao jornal The Washington Post.

Opinião partilhada por mais especialistas na área, que defendem que a corrente que leva grandes massas de ar quente para a região polar tem aumentado à medida que a própria temperatura polar também aumenta. Para todos a situação é preocupante, mas para já poderá ser atribuída a esta massa de ar.

Jack Labe, por seu lado, continua convicto que este aumento representa um padrão pouco comum com consequências imprevisíveis, mas nunca positivas.

 

compensação
Você sabia que ações de compensação ambiental contribuem para preservação do meio ambiente?

Entenda o que é neutralização de carbono.

Compartilhe

NEWSLETTER

Quer receber nossas novidades em seu e-mail?

Inscreva-se no formulário com seu nome e e-mail que enviaremos novos conteúdos mensalmente.

Pular para o conteúdo