Estudante nigeriano cria fusca movido a energia solar e eólica com apenas 6 mil dólares

Fonte: Somos Verdes

Depois de receber esta notícia, não há como esquecer a famosa frase do astrofísico Neil deGrasse Tyson: “Talvez o próximo Einstein esteja morrendo de fome na Etiópia”.

Obviamente, Etiópia e Nigéria, são dois países muito diferentes, mas precisamos admitir que a Nigéria também tem seus problemas. O país tem enfrentado problemas como conflitos armados no Delta do Níger, epidemias de HIV, Ebola, e ainda problemas étnicos, religiosos e também com o grupo terrorista Boko Haram, que controla mais de 20 cidades nigerianas.

Em meio a todos estes problemas, destaca-se positivamente o estudante de engenharia Segun Oyeyiola. O fato é que aluno da Universidade Obafemi Awolowo, desenvolveu um VW Fusca movido a energia solar e eólica. A brilhante ideia surgiu quando ele começou a se conscientizar sobre as emissões de dióxido de carbono e os danos provocados ao meio ambiente.

Para a construção do veículo, Segun Oyeyiola utilizou materiais que seriam descartados (sucata) e contou com ajuda de seus vizinhos para isso. O mais impressionante é que o rapaz conseguiu colocar o modelo elétrico para rodar com apenas 6 mil dólares (aproximadamente R$24.600).

Como na Nigéria faz muito sol, o modelo é perfeito. Quando está sol, utiliza-se o painel solar instalado no teto e quando não há sol, o veículo é alimentado por uma turbina eólica instalada embaixo do capô. Fora isso, conta com GPS que ajuda a monitorar o funcionamento do sistema. Claro que o projeto ainda não está perfeito, é preciso fazer alguns ajustes na bateria que, atualmente, demora um pouco para carregar.

Na entrevista cedida ao FastCoExist (site destinado a divulgar novas ideias do mundo da tecnologia) o estudante disse que seu projeto de vida é reduzir as emissões de dióxido de carbono, que pioram “o aquecimento global e aceleram as mudanças climáticas.”

Compartilhe

NEWSLETTER

Quer receber nossas novidades em seu e-mail?

Inscreva-se no formulário com seu nome e e-mail que enviaremos novos conteúdos mensalmente.

Skip to content