Neutralização de carbono: 3 razões para fazer a neutralização do seu evento

Neutralização de carbono: 3 razões para fazer a neutralização do seu evento

A neutralização de carbono é uma das ações mais adotadas para deixar eventos mais sustentáveis. Patrocinadores e organizadores têm encontrado nessa prática uma forma eficaz para compensar o impacto ambiental, em termos de CO2,  dos seus eventos e agregar valor às suas marcas.

 

Qualquer tipo de evento, sejam shows, conferências, feiras de negócios, eventos corporativos e até mesmo corridas de rua, como a NatGeoRun, evento da National Geographic que teve todas as suas edições no Brasil com o selo Evento Neutro, podem ser tornar neutros em carbono.

 

Conheça os eventos que já fazem a neutralização de carbono.

Se você ainda tem dúvidas se deve ou não fazer a neutralização de carbono, conheça algumas das razões:

 

 

  1. Conhecer o impacto ambiental do seu evento

 

Já conhecem o princípio que não se pode gerir aquilo que não se conhece, certo?

 

Para fazer a neutralização de carbono de um evento, é necessário quantificar em toneladas de CO2, todos os gases de efeito estufa gerados durante a montagem, realização e desmontagem do evento.

 

Portanto, você passa a conhecer quais as principais fontes poluidoras e do evento e pode tomar medidas para reduzi-las nesta e nas próximas edições.

 

Esse cálculo precisa ser feito a partir de metodologias reconhecidas e pode-se contratar uma assessoria para isso.

 

 

  1. Contribuir para projetos de desenvolvimento sustentável

 

A neutralização de carbono realizada através da aquisição de créditos de carbono, promove o apoio a projetos ambientais que comprovadamente geram benefícios ambientais e sociais. Os projetos passam por auditorias e verificações frequentes e confiáveis. São projetos desde conservação florestal até uso de tecnologias limpas.

 

Para ter mais informações, fale com nosso consultor especialista. 

 

 

  1. Mecanismo validado pelas Nações Unidas (ONU)

 

Baseado no Protocolo de Kyoto, a neutralização de carbono é uma ação prática e legítima de responsabilidade socioambiental. Seu mecanismo permite que projetos sejam remunerados, recebendo os incentivos financeiros dos créditos de carbono, pelo benefício ambiental que promovem.

 

Esse é o princípio de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) que são essenciais para viabilizar tais projetos. Fazer a neutralização de carbono ajuda a valorizar e perpetuar esse mecanismo.  

 

Agora que você já está decidido a adotar essa ação, saiba que existem pontos de atenção para fazer a neutralização de carbono, que garantem o escopo assertivo para a quantificação, a metodologia de referência e a rastreabilidade dos créditos de carbono usados.

 

Para fazer a neutralização de carbono de forma segura, você pode aderir a alguns programas, como o programa Evento Neutro, que já conferiu o selo Evento Neutro a mais de 1.000 eventos em todo o Brasil. Quer saber mais? Entre em contato conosco.