Quarentena Sustentável: 5 dicas para os tempos de isolamento

Muitos de nós, preocupados com os impactos ambientais trazidos pelo estilo de vida contemporâneo, iniciamos na medida do possível práticas para evitar a poluição e a degradação ambiental. A mudança imposta pela pandemia do corona vírus trouxe dificuldades extras para esse caminho. Com o isolamento da população e a redução de alguns serviços esse desafio ficou ainda maior.

Aproveitando esse momento de mudança de rotina, pensamos em cinco hábitos que podem ser incorporados no dia a dia das famílias nessa nova realidade.

1) Comece a compostar!

Quem ainda não tem um minhocário em casa essa é a hora. Alem de reduzir mais de 30% dos resíduos domiciliares a composteira doméstica produz adubo que pode ser utilizado para as plantas da casa ou doadas para parques e praças. A criançada que está sem aula vai aprender na prática essa super lição de como transformar matéria orgânica que iria para o lixo em plantas e alimentos!

2) Faça uma hortinha e multiplique as plantas da casa…

Aproveite sua fabriquinha de adubo pra incrementar o paisagismo da casa. Encontre aquele lugar de maior incidência de luz solar pra plantar temperinhos e utilize plantas de sombra que purificam o ar pela casa.

3) Reutilize a água da pia e da maquina de lavar.

Ao enxaguar a louça, utilize um reservatório para armazenar parte da água para deixar de molho o que for necessário. Essa água pode ser utilizada para tirar o excesso de comida dos materiais recicláveis também. Já a água de lavagem de alimentos frescos pode ser reutilizada para aguar as plantas. A água do último enxágue da maquina de lavar também pode ser utilizada para limpeza doméstica!

4) Leitura e jogos para não maratonar tanto.

Chegou a hora de tirar a poeira daquele livro que você nunca encontra tempo para ler. Alem de ser uma atividade que agrega conhecimento também é uma forma de entretenimento que não precisa utilizar tanta energia elétrica. Uma outra opção de atividade para matar o tédio em família são jogos de baralho ou de tabuleiro.

5) Aventuras culinárias mais saudáveis…

Nesse momento em que fortalecer o sistema imunológico é fundamental é necessário dar mais atenção para uma alimentação mais saudável. Prepare com calma suas refeições utilizando mais temperos medicinais alem de introduzir mais legumes e frutas no cardápio.

Tudo isso não elimina os cuidados com a higiene que devem ser tomados.

Com serenidade e atenção vamos vencer a pandemia sem ter que retroceder para hábitos insustentáveis.

 

Veja também

Pandemia e Consumo Consciente

Coronavírus: menos um milhão de toneladas de CO2 por dia