Eccaplan nova integrante do Pacto Global.

Agora a Eccaplan faz parte da Rede Brasil de Pacto Global, iniciativa da ONU que engaja o setor privado em ações alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Saiba como nossas ações contribuem para o Pacto Global.


A Eccaplan ingressou neste ano de 2021 na Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa da Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Com a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Pacto Global também assumiu a missão de engajar o setor privado nesta nova agenda.

Nossas ações são alinhadas aos ODS e buscam integração entre Sustentabilidade, Empresas,Eventos e Sociedade, como o Selo CO2 Neutro, Evento Neutro, Frete Neutro, Calculadora de Emissões e Sou Resíduo Zero. Além de contar com consultorias focadas em Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa , Relatórios de Sustentabilidade Empresarial, Estratégias de Mudanças Climáticas, Gestão de Resíduos, Estratégias ESG – Environmental, Social, Governance, Palestras e Treinamentos envolvendo esses temas.

Quer conhecer mais sobre nossos projetos sociais de ações de Neutralização de Carbono? Acessa essa página  https://projetos.eventoneutro.com.br/


Criado em 2000, o Pacto Global foi idealizado pelo ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan e dá aos membros acesso a ferramentas que contribuirão para ampliar o envolvimento da Eccaplan com os temas de sustentabilidade e com as discussões na área. Também possibilita a participação em programas locais e internacionais, dentre os quais os grupos temáticos que conduzem projetos nas áreas de Água, Alimentos e Agricultura, Anticorrupção, Direitos Humanos e Trabalho, Energia e Clima e ODS. Com mais de 17 mil participantes em quase 170 países, a iniciativa conta com mais de 1300 membros no Brasil, país que possui a terceira maior rede no mundo.

Ao integrar o Pacto Global a Eccaplan se comprometeu a reportar anualmente o  progresso em relação aos 10 princípios e 17 ODS.  Assim, a iniciativa estimula a evolução constante das práticas internas de sustentabilidade. Veja a participação da Eccaplan na como Signatária do Pacto Global.

Conheça o Pacto Global e veja como a Eccaplan desenvolve ações sustentáveis e implementa os objetivos dessa iniciativa.

Conheça os 10 princípios do Pacto Global

O Pacto Global trabalha dez Princípios universais, derivados da Declaração Universal de Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção. As organizações que passam a fazer parte do Pacto Global comprometem-se a seguir esses princípios no dia a dia de suas operações.

A Eccaplan apoia os 10 princípios do Pacto Global e visa tornar esses princípios como parte da estratégia, da cultura e das operações cotidianas da nossa empresa.


Princípios de Direitos Humanos

1 – Respeitar e proteger os direitos humanos reconhecidos internacionalmente;

2 – Impedir e não participar da violações de direitos humanos;

A origem dos Princípios 1 e 2 é encontrada na Declaração Universal dos Direitos Humanos. O objetivo desta declaração é estipular padrões internacionais mínimos para a proteção dos direitos e liberdades do indivíduo, amplamente considerados como formadores da base do direito internacional. 

Desde o início da Eccaplan, em 2008, adotamos práticas de inclusão e diversidade para os funcionários. Apoio a entidades sociais e trabalho ativo no bem-estar dos colaboradores.


Princípios de Direitos do Trabalho  

3- Defender a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva;

4- Eliminar todas as formas de trabalho forçado ou compulsório;

5- Erradicar efetivamente o trabalho infantil; 

6- Eliminar a discriminação no emprego e na ocupação;

Os quatro Princípios dos direitos do trabalho do Pacto Global, sustentados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) por meio da Declaração dos Princípios Fundamentais e Direitos no Trabalho, foram baseados na 86ª Conferência Internacional do Trabalho, de 1998. A Declaração representa um consenso universal entre governos e setores privados preocupados com as questões trabalhistas, promovendo a proteção dos princípios na comunidade global.

A Eccaplan adota práticas de não discriminação, igualdade de oportunidade e garantia de condições de trabalho seguras. Oferecendo uma estrutura adequada de trabalho, promovendo equidade salarial e inclusão social.


Princípios de Proteção Ambiental

7 – Apoiar uma abordagem preventiva para os desafios ambientais;

8 – Assumir iniciativas para promover uma maior responsabilidade ambiental;

9 – Encorajar o desenvolvimento e a difusão de tecnologias ambientalmente sustentáveis;

A Eccaplan desenvolve e implementa estratégias, produtos e serviços que viabilizam a geração de valor para os clientes através de práticas socioambientais inovadoras. 

Nós inspiramos e desafiamos organizações com uma visão positiva de futuro sustentável, encontrando caminhos práticos para atingirem suas próprias visões e resultados. 

A Eccaplan Consultoria em Desenvolvimento Sustentável oferece um conjunto de serviços para atender aos objetivos socioambientais da sua empresa, sejam quais forem seu setor de atuação e sua posição no mercado. Utilizamos a integração de consultoria e tecnologia para desenvolver projetos personalizados para a sua empresa.

A Eccaplan promove a educação ambiental e ações contra as mudanças climáticas globais.

De alguma forma, as empresas impactam negativamente o meio ambiente, seja pela queima de combustível – geralmente fóssil – relacionado ao transporte, ou pelo consumo de energia, ar-condicionado, água e geração de resíduos sólidos.

Uma empresa, evento ou produto é neutro em carbono quando todas as emissões de gases de efeito estufa – GEE provenientes de sua atividade são devidamente quantificadas (inventário de emissões) e uma ação de compensação ambiental (neutralização) é realizada na mesma proporção. Além de trabalhar com estes escopos, a Eccaplan envolve em seus projetos recomendações para a redução das emissões de GEE e ações para engajamento das partes interessadas de cada evento ou empresa. 

Já acessou o site do Evento Neutro? Lá tem todas as informações para você solucionar o seu problema da Gestão Ambiental nos seus eventos.

O Frete Neutro é um programa de ação e educação contra as mudanças climáticas, e com o objetivo de aplicar este conceito a um dos setores que mais emitem gases de efeito estufa, o Setor de Transporte, desenvolvemos um aplicativo para sugerir o Frete CO2 Neutro aos clientes de portais de e-commerce e demais empresas que trabalham com logística e mobilidade. Saiba mais aqui.

A Calculadora de Emissões é uma ferramenta web que pode ser acessada de qualquer aplicativo com internet. A Eccaplan disponibiliza duas versões de calculadora. Em uma delas o usuário tem a opção de realizar o cálculo de suas emissões de carbono e se registrar, já na segunda opção, o usuário pode inclusive neutralizar suas emissões, apoiando um projeto ambiental, e receber o certificado de neutralização de carbono.

O Movimento Sou Resíduo Zero surge com o objetivo de engajar pessoas, comunidades e empresas a planejarem e gerenciarem seus resíduos, enfatizando a não geração e uma grande mudança na forma atual do fluxo de materiais na sociedade. Sou Resíduo Zero abrange mais do que a eliminação de resíduos através da reciclagem e reutilização, este incide sobre a reestruturação dos sistemas de produção e distribuição para reduzir o desperdício. O Movimento Sou Resíduo Zero é formado por pessoas e empresas comprometidas em aplicar e engajar outras pessoas, comunidades e empresas a planejarem e gerenciarem seus resíduos. Siga-nos nas redes sociais e entre em contato.


Princípios de Anti-Corrupção

10 – Combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.

Quem integra a iniciativa assume ainda a responsabilidade de contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Como principal canal da ONU com o setor privado, o Pacto Global tem a missão de engajar as empresas para esta nova agenda de desenvolvimento.

O combate à corrupção está diretamente ligado ao compromisso com a transparência e inclui uma série de questões. Pode ser relacionado a problemas causados pelo uso indevido de recursos financeiros até questões referentes à governança e sua falta de responsabilidade, cumprimento da democracia, desenvolvimento social, estado de direito e a atividade econômica. 

Através de nossos relatórios e indicadores, demonstramos total transparência nos nossos projetos, como CO2 Neutro, Frete Neutro, Evento Neutro e Sou Resíduo Zero. Todos os certificados que geramos para os nossos clientes são válidos internacionalmente.


Pacto Global, Agenda 2030 e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Quem integra a iniciativa assume ainda a responsabilidade de contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Como principal canal da ONU com o setor privado, o Pacto Global tem a missão de engajar as empresas para esta nova agenda de desenvolvimento.

Entenda melhor os ODS

Em 2015, a ONU propôs aos seus países membros uma nova agenda de desenvolvimento sustentável para os próximos 15 anos, a Agenda 2030, composta pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Esse é um esforço conjunto, de países, empresas, instituições e sociedade civil. Os ODS buscam assegurar os direitos humanos, acabar com a pobreza, lutar contra a desigualdade e a injustiça, alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas, agir contra as mudanças climáticas, bem como enfrentar outros dos maiores desafios de nossos tempos. O setor privado tem um papel essencial nesse processo como grande detentor do poder econômico, propulsor de inovações e tecnologias influenciador e engajador dos mais diversos públicos – governos, fornecedores, colaboradores e consumidores.

Ao integrar o Pacto Global da ONU, a Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade assume também o compromisso em contribuir no atingimento dos objetivos determinados pela Agenda Global de Sustentabilidade 2030. 

A necessidade do aumento do nível de ambição para o alcance dos ODS hoje é clara. O mundo não está avançando em direção aos objetivos globais no ritmo e escala necessários, e o Brasil não é exceção. Se continuarmos neste ritmo, alcançaremos apenas o ODS 7 no país, como mostra um estudo realizado para a construção da Estratégia 2030 da Rede Brasil do Pacto Global.

Embora ainda seja possível mudar o mundo para uma trajetória de 1,5 °C e atingir os ODS até 2030, será necessária uma ação urgente, escalonável e de múltiplas partes interessadas para acelerar drasticamente o progresso.

As empresas devem assumir uma posição clara e demonstrar liderança para transformar modelos de negócios para que se tornem mais justos e inclusivos – não deixando ninguém para trás.

O setor empresarial é essencial para o sucesso da Agenda 2030 da ONU. Por exemplo, as empresas devem nutrir culturas corporativas orientadas para um propósito que promovam a sustentabilidade e (re) construam suas cadeias de fornecimento e valor para serem mais sustentáveis. 

A Eccaplan apresenta soluções confiáveis e transparentes, apoiando empresas e eventos a identificar as melhores práticas e ações para implementar e metrificar os ODS.

A Eccaplan sempre busca evoluir e desenvolver um trabalho sério buscando o embasamento da Iniciativa do Pacto Global desenvolvida pela ONU, mais uma das certificações de Responsabilidade buscando sempre criar Valor junto aos nossos clientes.

Se você ainda não conhece o nosso trabalho, saiba que a sua marca ou empresa possui uma responsabilidade importante em contribuir para uma sociedade mais sustentável.

Dê mais um passo em direção à sustentabilidade, a Eccaplan tem a solução ambiental para sua empresa!

Carbono Zero

Fontes: 

Pacto Global, 

UN Global Compact 2019,

Mende, M., & Scott, M. L. (2021). May the Force Be with You: Expanding the Scope for Marketing Research as a Force for Good in a Sustainable World.