Neutralizar ou Reduzir sua produção de Carbono?

Uma abordagem de mercado voluntária parece ser o caminho mais eficiente para a neutralidade de carbono.

Quando as empresas começarem a fazer a transição para a neutralidade de carbono, a demanda por créditos de carbono inevitavelmente aumentará devido à sua incapacidade de reduzir todas as emissões. 

O aumento da demanda aumentará os preços e o mercado reagirá criando novas zonas de sequestro de carbono (ou seja, novos negócios plantarão florestas para vender créditos de carbono em vez de árvores). 

Este ciclo pode se repetir até atingir o equilíbrio. A qualquer preço de crédito de carbono.

As empresas devem avaliar se é financeiramente mais vantajoso reduzir as emissões ou investir na neutralidade de carbono. Parece ser mais barato investir em projetos florestais.

Uma opção é as empresas começarem a comprar terras em áreas propícias para criar e gerenciar seu próprio sequestro de carbono. Como nenhum mercado é verdadeiramente voluntário, os governos podem ajudar nesse processo a determinados setores industriais ou a determinadas empresas de acordo com o seu porte.

Isso pode tomar forma de muitas maneiras diferentes, por exemplo, os governos podem definir um preço mínimo ou máximo, impor cotas mínimas ou máximas ou impostos com base no desempenho de carbono. Dado o clima político atual e a pressão social, é improvável que os governos fiquem de lado e permitam que as empresas encontrem um terreno comum para se regularem.

Além da intervenção governamental, a neutralidade de carbono é um instrumento que as empresas podem usar para fins de marketing e para aumentar a demanda.

Inegavelmente, os consumidores estão pressionando as empresas a serem mais ecológicas e responsáveis. A melhor forma de as empresas obterem vantagem competitiva neste processo é diferenciar-se dos seus concorrentes, optando por um esquema de rotulagem que indique o seu compromisso ecológico.

O Selo Carbono Neutro, A Eccaplan Identifica as fontes poluentes da sua empresa, para implementar ações para atenuar o impacto ambiental e assim calcular as emissões de gases estufa associadas a sua empresa.

Calculamos as emissões totais neutralizando-as através da compra de créditos de carbono de projetos certificados. Os projetos apoiados pela Eccaplan contemplam diferentes modalidades de geração de créditos de carbono, para incentivar diferentes práticas sustentáveis.

As empresas podem comparar suas ações com as dos concorrentes, avaliar se devem reduzir ou compensar as emissões, usar melhores ferramentas de gerenciamento de energia e comunicar dados precisos e relevantes aos consumidores e partes interessadas.

Conheça mais sobre a Neutralização de Carbono

A Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, com o apoio do Ministério da Ciência & Tecnologia e da USP, desenvolveu os programas de ação e educação contra as mudanças climáticas, Programa de Gestão de Resíduos Sou Resíduo Zero, Programa Evento Neutro, CO2 Neutro e o Frete Neutro. Estes programas consistem em quantificar e compensar o impacto ambiental Empresas, produtos, shows, feiras, eventos corporativos, entre outros.

Através do apoio à Projetos Ambientais e Sociais. Todos os projetos são certificados conforme metodologias definidas pelo Protocolo de Kyoto.

Saiba como se inserir no Mercado de Carbono com nossas soluções sustentáveis, entre em contato.

Assista a vídeo e entenda mais sobre a Neutralização de Carbono.

Conteúdo:

Thays do Nascimento

Marketing Eccaplan

thays@eccaplan.com.br

Fonte:

BECKER, Sylvain; BOUZDINE-CHAMEEVA, Tatiana; JAEGLER, Anicia. The carbon neutrality principle: A case study in the French spirits sector. Journal of Cleaner Production, v. 274, p. 122739, 2020.