Veja como a Corrida de Rua da National Geographic no Brasil se tornou mais sustentável adotando ações de educação, gestão de resíduos e compensação ambiental.
Vários países da América Latina correram literalmente juntos pela causa do meio ambiente em abril, de 2017 e 2018, nas duas edições da NAT GEO RUN. O objetivo da Corrida de Rua da National Geographic vai além de convocar milhares de pessoas ao redor do mundo a praticar esportes.
O evento é um convite para a reflexão sobre a importância da preservação do meio ambiente, e como isso está ligado ao nosso bem-estar. Não é à toa, que o evento é realizado em comemoração ao Dia da Terra.
No Brasil, cada uma das edições mobilizou cerca de 3 mil inscritos, uma multidão animada que acordou cedo para correr por alamedas arborizadas e que pôde ter contato com um evento diferente, onde as ações sustentáveis foram realizadas de forma consistente e de forma a engajar o público.
Principais Desafios
O evento é uma corrida com a marca National Geographic, que convoca as pessoas ao estímulo a prática esportiva, e também à conscientização sobre a necessidade em se preservar o meio-ambiente, a importância no manejo dos recursos naturais da Terra, promovendo mudanças significativas nos hábitos cotidianos que contribuam para deixar o legado de um mundo melhor às futuras gerações.
O desafio era fazer um evento que adotasse ações sustentáveis de fato, para ser coerente com o seu propósito, e que ao mesmo tempo pudesse engajar o público nessas ações.
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Soluções utilizadas no Evento
Com o suporte da consultoria em sustentabilidade Eccaplan, foi feito o planejamento e seleção de ações que seriam relevantes para reduzir o impacto ambiental do evento, e para tornar concreto aos participantes como eles poderiam atuar em favor do meio-ambiente.
O importante na fase do planejamento foi prever o alcance das ações nas 3 fases do evento: Pré-Evento, Evento e Pós-Evento.
Agora você vai conhecer as soluções utilizadas.
Depoimento Melissa
“eu acho que foi um impacto muito legal, o pessoal saiu daqui com uma mente que pode incluir essas ações no seu dia-a-dia” Melissa Shiroma – Marketing National Geographic
Gestão de resíduos “Sou Resíduo Zero”
Um dos impactos ambientais mais visíveis gerados por eventos como esse, são os resíduos. Copos e garrafas plásticas de água, restos das frutas disponibilizadas pela organização e materiais de comunicação como lonas impressas são materiais recicláveis que na maioria dos eventos, acabam indo para o aterro sanitário.
Apesar de ser uma destinação “correta” do ponto de vista da legislação ambiental, o objetivo nesse evento era dar um destino mais nobre a esses materiais. Por isso foi adotado o programa Sou Resíduo Zero e seus princípios Não Gerar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Compostar.
Frutas foram disponibilizadas a granel sem embalagens plásticas, também não foram usados sacos plásticos, e sim bombonas plásticas para recolher o resíduo orgânico, e os materiais usados nas peças de comunicação foram selecionados com base em seu reuso e potencial de reciclagem.
A coleta seletiva foi realizada usando 2 tipos de lixeiras, devidamente identificadas, sendo as maiores para materiais Recicláveis e menores para Orgânicos. Além de estarem em grande quantidade, em locais acessíveis, o animador do evento solicitou com frequência, ao microfone, que as pessoas fizessem a deposição do material de forma correta nas lixeiras.
A ação foi comunicada no Pré e no Pós evento com a divulgação do selo e certificado Sou Resíduo Zero, via release de imprensa com as metas e resultados alcançados.
Oficina de Compostagem e Biofertilizante
Tratar os resíduos orgânicos em uma casa ou em apartamento é simples e fácil, e essa é uma maneira de reciclar o resíduos orgânico que vira adubo e biofertilizante. Para passar essa informação, na arena do evento foram expostas diferentes técnicas de compostagem pela equipe da Eccaplan.
O público teve a oportunidade de conhecer o funcionamento de um minhocário e de como construir um, além de poder levar para casa composto orgânico e biofertilizante para adubar as plantas.
Para representar o fechamento de um ciclo, uma oficina de plantio foi realizada pelo Loa Terra.
Depoimento Rafael
“corridas deste tamanho são uma grande oportunidade para fazer ações sustentáveis. Se todas as corridas do Brasil tivessem alguma ação sustentável, com a preocupação com o meio-ambiente, reciclagem, teríamos um número significativo de pessoas aderindo a esse tipo de iniciativa ” Rafael Prata – Norte Marketing Esportivo
Neutralização de Carbono
O excesso de gases de efeito (GEE) estufa na atmosfera é considerado um dos principais causadores do aquecimento global e dos efeitos negativos das mudanças climáticas. A neutralização de carbono é a forma reconhecida pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) de compensar esse impacto ambiental.
Para medir seu impacto ambiental em termos de emissões de CO2, foi realizado o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa gerados como consequência da montagem, realização e desmontagem do evento.
Para compensar essas emissões, o evento adotou o programa Evento Neutro. O Evento Neutro é um programa voluntário de responsabilidade socioambiental para organizações e pessoas engajadas em ações contra as mudanças climáticas.
Para a neutralização das emissões das apresentações, foi utilizada a seguinte metodologia: levantamento de dados, cálculo das emissões de acordo com a metodologia do GHG Protocol, compensação das emissões pelo mecanismo de créditos de carbono.
O selo Evento Neutro foi exibido no site no evento, com um link para página que explicava sobre a ação e o projeto apoiado. Dessa forma, o público geral poderia saber de forma transparente com a compensação ambiental seria feita pelo evento.
Calculadora de Emissões de Carbono
Como forma de engajar o público nesse tema, uma Calculadora de Emissões on-line, personalizada com a identidade visual do evento, ficou disponível no site. Nessa página o participante pôde colocar os dados de seu deslocamento, conhecer qual o impacto ambiental gerado em termos de emissão de CO2 e escolher um projeto socioambiental para a neutralização.
Resultados Alcançados
- Mais de 5.000 kg de carbono neutralizados
- Mais de 250 kg de material reaproveitado
- 3.000 pessoas impactadas
- ZERO caçamba de lixo para aterro sanitário
Para Fernando Beltrame, presidente da Eccaplan, consultoria em sustentabilidade, “a neutralização de carbono e o gerenciamento de resíduos sólidos são ações recomendadas pela ISO 20121 de Gestão Sustentável de Eventos, e além do impacto positivo para o meio ambiente, promove o desenvolvimento econômico e social”.
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