Sou Resíduo Zero- Evento mais sustentável com a gestão de resíduos.

Evento mais sustentável com a gestão de resíduos

Dentro do check list de qualquer evento, consta uma linha para equipe de limpeza e caçamba de lixo. Normalmente funciona assim, no pré e pós evento, as equipes de montagem e desmontagem levam o que precisa ser descartado para as caçambas. Durante o evento, a equipe de limpeza recolhe os materiais e também leva para as caçambas.

E então,  a caçamba vai para o aterro sanitário. E, final feliz.  Será?

Pois saiba que enviar o resíduo diretamente para um aterro sanitário, não é uma solução aceita como sustentável.

Primeiro porque mais de 50% das cidades brasileiras possuem lixões a céu aberto que não são locais adequados para a disposição de resíduos. E quando não está onde deveria, o acúmulo de resíduos em locais impróprios gera contaminação de solo, de água e provoca doenças.

Sem falar na quantidade de resíduos que acaba indo para o mar. Imagens impressionantes de animais marinhos sofrendo e morrendo devido ao lixo plástico se espalham nas redes sociais. No Brasil, estima-se que 2 milhões de toneladas de lixo por ano chegue ao mar.  

Apenas 3% dos resíduos gerados no nosso país são reciclados, além de todos os benefícios ambientais, estamos falando de oportunidade de geração de emprego e renda quando implementamos soluções de gestão de resíduos.

Olhamos para a sua geração como uma consequência natural da nossa rotina. Fiz um evento, gerei uma, duas, três caçambas de lixo. Mas precisamos olhar isso como um problema que precisa ser resolvido, uma oportunidade de evolução e ganhos em todos os sentidos.   

Conhece o movimento Sou Resíduo Zero

Nos eventos, essa nova visão sobre os resíduos deveriam passar pelos princípios da não geração, separação dos materiais na fonte, reutilização, reciclagem, incluindo a compostagem e inclusão social buscando gerar o mínimo de “rejeito” (lixo que deve realmente ir para o aterro sanitário). Esses princípios são a base do movimento Sou Resíduo Zero que tem como desafio instigar pessoas e empresas a mudar o fluxo de materiais na nossa sociedade.

A boa notícia é que tem muito evento já implementando uma gestão de resíduos eficiente. A APAS SHOW, a maior feira do setor supermercadista do mundo que acontece em São Paulo, destinou mais de 200 mil kg de resíduo para a reciclagem em 2018.

Até mesmo a gigante Comic Con Experience conseguiu o Selo Sou Resíduo Zero implementando uma Central de Triagem na São Paulo Expo em 2019:

Mesmo evento menores, que duram 1 manhã também podem acontecer sem gerar nenhuma caçamba de rejeito! Esse foi o caso das duas edições da corrida de rua da National Geographic, que envolveu mais de 2 mil pessoas, e enviou todos os resíduos gerados para a reciclagem e compostagem. Veja o  vídeo Nat Geo Run.

E nunca é tarde para começar, a Casa Cor São Paulo implementou o programa em 2016, após 29 edições do evento. Veja a reportagem da Rede Globo sobre o Sou Resíduo Zero  na CasaCor.

E você, o que vai fazer com os resíduos no seu próximo evento? Quer saber mais, fale com um consultor!