Fonte: Hypeness
Aquilo que já é realidade em muitos países do mundo enfim começa a chegar como novidade por aqui. Máquinas que trocam garrafas plásticas e latas de alumínio por descontos na conta de luz e créditos no bilhete único de transporte já podem ser utilizadas em alguns pontos da cidade de São Paulo.
O sistema foi instalado na linha 4 do metrô paulistano, e se chama Retorna Machine. Para utiliza-lo é preciso acessar o terminal, preencher um perfil e pronto: cada usuário pode trocar até dez embalagens por dia, de 350ml até 2,5 litros.
Para que os descontos sejam realmente relevantes, é preciso que a reciclagem através da máquina se torne um hábito diário. Cada latinha vale 15 pontos, e uma garrafa plástica, 10. A cada 20 pontos o usuário receberá no Bilhete Único um crédito de R$ 0,07 centavos, e a cada 100 pontos pode-se receber R$ 0,27 de desconto na luz. Com a quantidade de lixo diária que produzimos, esse hábito é bastante bem-vindo.
Medidas semelhantes já estão em funcionamento também no Rio de Janeiro e em Niterói, no estado do Rio. É preciso que as embalagens possuam código de barras para que o processo se conclua, mas esse tipo de iniciativa é um pequeno passo na direção do mínimo que pensamos sobre como nossa relação com dinheiro, meio ambiente, reciclagem e serviços públicos pode e deve ser. Que essa ideia se espalhe por todo o país.
Você sabia que ações de compensação ambiental contribuem para preservação do meio ambiente?
Entenda o que é neutralização de carbono.
Acesse: http://bit.ly/Neutralizacaocarbono