‘Eu sou Amazônia’, uma plataforma do Google pra entender como a produção de carne destrói a floresta

Fonte: Hypeness

A superprodução de carne bovina no Brasil provoca em nossas florestas um efeito literalmente devastador. Com enfoque no desmatamento provocado pela pecuária na Floresta Amazônica, o Google desenvolveu uma ferramenta interativa que conta essa história e alerta para as ameaças provenientes da indústria da carne para a região. Usando o Google Earth como plataforma base, as informações ilustradas pela ferramenta são assustadoras.

Como um dos maiores produtores e exportadores do mundo, cerca de 38% da carne brasileira vem da Amazônia. Não é por acaso, portanto, que em torno de 60% das áreas devastadas da floresta tenha se transformado em pasto para a pecuária. O tamanho real desse desmatamento corresponde à área da Espanha.

Com mapas interativos em 3D, vídeos, gráficos e depoimentos daqueles que mais diretamente são afetados pela destruição do verde – como povos indígenas e moradores da região – em material inédito e profundamente documentado, a ferramenta Eu Sou a Amazônia é uma parceria do Google com o diretor de cinema Fernando Meirelles, de filmes como Cidade de Deus e Ensaio Sobre a Cegueira, que produziu diversas das imagens oferecidas.

https://www.facebook.com/GoogleBrasil/videos/1725698454400756/

Os males provenientes do excesso de produção de carne são, portanto, também os males do excesso de consumo, que apontam para os limites do próprio capitalismo diante do cenário apocalíptico que se anuncia. A busca desvairada e desregrada pelo lucro a qualquer custo leva também à destruição de nossas florestas e águas, que desaparecem a olhos vistos todos os dias, como mostra a ferramenta.

 

Vocêconteudo_inventario-de-emissoes_45 sabia que através do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa a instituição ou empresa consegue avaliar como suas atividades impactam o meio ambiente e identificar estratégias para contribuir para o combate às mudanças climáticas?

Entenda o que é Inventário de Emissões.

Compartilhe

NEWSLETTER

Quer receber nossas novidades em seu e-mail?

Inscreva-se no formulário com seu nome e e-mail que enviaremos novos conteúdos mensalmente.

Pular para o conteúdo