A sustentabilidade passa a desempenhar um papel cada vez mais importante no mundo moderno.
Pode ser definido como “atender às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas próprias necessidades” ( Nações Unidas, 1987 ).
Além disso, a definição de desenvolvimento sustentável informa que é um “processo de mudança no qual a exploração de recursos, a direção dos investimentos, a orientação do desenvolvimento tecnológico e a mudança institucional são compatíveis com as necessidades futuras e presentes” (Organização das Nações Unidas, 1987).
A sustentabilidade nas cidades é tão importante para um desenvolvimento sustentável.
Dentro desse contexto entram todas as atividades do cotidiano das pessoas e empresas, com isso avaliando a logística e as práticas de compras online dos consumidores, as entregas sustentáveis no mercado de e-commerce nas cidades são de extrema importância para o equilíbrio entre economia e sustentabilidade.
Uma entrega sustentável diz respeito ao planejamento, implementação, coordenação e controle dos processos em áreas urbanizadas relacionados às entregas de mercadorias compradas online, tudo isso com as informações de sustentabilidade acompanhadas e informadas ao consumidor, a fim de reduzir custos, diminuir a degradação ambiental e aumentar a segurança, obtidos como resultado de um compromisso desenvolvido entre as diversas preferências dos stakeholders.
O contexto sustentável ambiental, social e economicamente é discutido de diversas formas dentro das empresas. Enfrenta muitas abordagens referentes ao mercado de e-commerce, transporte sustentável, logística e otimização em geral.
O termo logística é muitas vezes confundido como algo exclusivamente relacionado ao transporte de mercadorias ou humanos. Mas, na verdade, a logística não envolve apenas o transporte, mas também inclui armazenamento, manuseio de materiais, estoque, segurança e, em alguns casos, serviços de valor agregado, como embalagem (McKinnon, 2010a).
Logística é o movimento para frente e para trás de bens, serviços e informações relacionadas entre o ponto de origem e o ponto de consumo, a fim de atender aos requisitos do cliente.
A inclusão de objetivos de desenvolvimento sustentável – social, econômico e ambiental nas soluções de logística devem ser implementadas também aos comportamentos dos e-commerces, especialmente aos fatores que podem mudar esses comportamentos para mais sustentáveis .
Recentemente, a logística sustentável ganhou grande interesse devido ao aumento das emissões de CO2 do setor de transporte e principalmente das operações de e-commerces.
Logística sustentável é definida como um sistema que mede, analisa e mitiga o impacto das operações logísticas. É um método promissor para reduzir os impactos das emissões de CO2 devido às atividades logísticas e foca em métodos ou soluções que possam reduzir os impactos das emissões de CO2.
As 10 maiores empresas da Fortune 500 adotaram medidas para a logística sustentável e estimam suas pegadas de carbono com o objetivo de reduzir suas emissões de CO2.
O setor de transporte contribui com cerca de 37% do total de emissões de CO2 nos Estados Unidos, os dados foram retirados da Administração de Informação de Energia dos EUA.
O transporte é um dos principais contribuintes para a emissão de CO2 e é provável que as emissões aumentem no futuro. Assim, é necessário que as empresas de logística apresentem soluções para reduzir as emissões e, ao mesmo tempo, manter seu custo operacional baixo.
Com o advento do setor de comércio eletrônico há um aumento significativo no número de entregas em domicílio, porque os clientes têm a oportunidade de comprar pequenos pedidos de diferentes sites e isso leva ao aumento da movimentação de veículos levando ao aumento das emissões de CO2.
Além disso, como os clientes têm a oportunidade de comprar vários itens em um único pedido, e as empresas de entrega não podem entregar todos os produtos de uma só vez, precisam fazer rodadas adicionais para entregar os produtos no mesmo local.
Esta viagem extra gera custo extra e emite mais CO2. Geralmente a maior parte da entrega de produtos é feita através de veículos a diesel e com o aumento da demanda de clientes para entrega de produtos finais, há um aumento no consumo de combustível e emissão de CO2. Essas emissões impactam diretamente o meio ambiente e contribuem para as mudanças climáticas.
Assim, é necessário implementar um conjunto de soluções para reduzir as emissões de CO2.
Algumas das soluções, como: método estatístico para alocar veículos ao local de entrega, uso de veículos eletrônicos, centro de atendimento aéreo, redução do número de entregas com falha, planejamento adequado da frota, comércio de emissões de carbono, uso de combustíveis alternativos e uso de os centros de consolidação urbana têm potencial para reduzir as emissões de CO2, e neutralização das emissões com o Selo Frete Neutro da Eccaplan.
O Frete Neutro é um programa de ação e educação contra as mudanças climáticas, e com o objetivo de aplicar este conceito a um dos setores que mais emitem gases de efeito estufa, o Setor de Transporte, desenvolvemos um aplicativo para sugerir o Frete CO2 Neutro aos clientes de portais de e-commerce e demais empresas que trabalham com logística e mobilidade.
Por meio de um aplicativo desenvolvido pela Eccaplan (API – Application Programming Interface) os portais de e-commerce têm uma ferramenta de fácil implementação para ajudar a fidelizar os seus clientes.
O portal/empresa precisa apenas enviar as informações referentes ao pedido do seu cliente, com elas o sistema calcula a emissão total proveniente da entrega, a neutraliza e envia por e-mail um relatório com o detalhamento da ação de compensação de carbono do frete ao cliente.
Como comentado antes sobre o Frete Neutro, para saber mais veja outras matérias do blog sobre o assunto!
Como a Eccaplan pode te ajudar:
Realizamos Inventários de Emissões utilizando a metodologia GHG Protocol e auxílio na renovação do licenciamento ambiental para CETESB.
A Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, com o apoio do Ministério da Ciência & Tecnologia e da USP, desenvolveu os programas de ação e educação contra as mudanças climáticas, Programa de Gestão de Resíduos Sou Resíduo Zero, Programa Evento Neutro, CO2 Neutro e o Frete Neutro. Estes programas consistem em quantificar e compensar o impacto ambiental de empresas, produtos, shows, feiras, eventos corporativos, entre outros.
Através do apoio à Projetos Ambientais e Sociais. Todos os projetos são certificados conforme metodologias definidas pelo Protocolo de Kyoto.
Saiba como se inserir no Mercado de Carbono com nossas soluções sustentáveis, entre em contato.
Conteúdo:
Thays do Nascimento
Marketing Eccaplan
thays@eccaplan.com.br
Fontes:
Kiba-Janiak, M., Marcinkowski, J., Jagoda, A., & Skowrońska, A. (2021). Sustainable last mile delivery on e-commerce market in cities from the perspective of various stakeholders. Literature review. Sustainable Cities and Society, 71, 102984.
AWWAD, Mohamed; SHEKHAR, Abhijeet; IYER, A. Sustainable last-mile logistics operation in the era of e-commerce. In: The International Conference on Industrial Engineering and Operations Management. 2018. p. 584-591.
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