Ônibus elétricos permitem que a cidade de Oslo poupe €105 milhões em dez anos

Fonte: Green Savers

Antes de 2020, todos os ônibus de Oslo têm de deixar de utilizar combustíveis fósseis. Para alcançar este objectivo, os atuais ônibus a diesel devem ser substituídos por ônibus elétricos ou alimentados por biocombustíveis, uma mudança que, segundo um estudo da Siemens em parceria com a Volvo, permitirá ao município poupar até cerca de €105 milhões.

O estudo incidiu sobre 64 linhas de ônibus no centro urbano de Oslo, que, em conjunto, operam atualmente um total de 460 veículos. Ao optar por um ônibus híbrido para estas linhas, Oslo conseguirá economizar mais de €78 milhões em dez anos, em relação aos atuais ônibus de combustível a diesel. E comparando com os ônibus alimentados a bioetanol, a poupança chegará mesmo a cerca de €105 milhões.

“Embora os ônibus elétricos sejam atualmente mais caros, a longo prazo serão um investimento muito mais rentável. A principal razão é que a eletricidade é uma fonte de energia muito mais econômica do que o óleo diesel e do que todos os tipos de biocombustíveis. Além disso, com o mesmo nível de energia, um motor elétrico permite uma viagem três a quatro vezes mais longa do que um motor de combustão”, explica em comunicado Lars Andersen, da Siemens Noruega.

Carregamentos durante o serviço

Existem dois conceitos de carregamento para os ônibus elétricos. Ou a bateria do ônibus é carregada de forma a durar um dia inteiro de serviço e recarregada durante a noite, quando o ônibus está parado ou, em alternativa, são utilizados conjuntos de baterias menores que são carregados durante o dia através de estações de carregamento rápido, instaladas nos pontos de ônibus. É neste conceito que a Volvo vai apostar.

“O carregamento rápido nos pontos de ônibus é financeiramente mais favorável, uma vez que a mesma estação de carregamento serve para vários ônibus com um tempo de carregamento de apenas alguns minutos. Ônibus que são recarregados com frequência não precisam de conjuntos de baterias grandes. Por outras palavras, este é um conceito que garante estarmos a transportar mais passageiros e menos baterias”, diz o director de marketing da Volvo Buses, Svenn-Åge Løkken.

Esta tecnologia de carregamento já existe e é utilizada diariamente em linhas de ônibus em Estocolmo, Gotemburgo e Hamburgo (na foto). A partir do Outono de 2016, a Volvo irá iniciar a produção em massa de ônibus elétricos, o que significa que estarão disponíveis já no início de 2017.

O tempo de carregamento varia de acordo com a duração do itinerário, mas será entre oito a dez minutos. Mesmo com este tempo de espera, o conceito de carregamento rápido não implicará mudanças significativas nos atuais itinerários.

 

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