Se você trabalha em uma agência de marketing e produção de eventos, já deve ter percebido que seus clientes estão, cada vez mais, demandando por eventos que incorporem a sustentabilidade.
Seja em uma feira de negócios, uma reunião anual, ou um evento específico aberto ao público, a mesma sustentabilidade que está presente em seus produtos e serviços, deve ser percebida nos eventos.
Diante desta demanda, o planejamento pode oferecer soluções que vão muito além de oferecer uma semente como brinde. Confira essas 7 dicas para responder com excelência a um briefing que demande por eventos sustentáveis.
# 1 Propósito e Sustentabilidade: seja coerente
A sustentabilidade é composta por um tripé: econômico, social e ambiental. Assim como um banco fica “bambo” se uma perna estiver mais curta, o planejamento de um evento mais sustentável precisa levar em consideração esses três aspectos.
É claro que, de acordo com o Propósito da marca ou empresa que assina o evento, faz sentido que um desses pilares receba maior foco e destaque. Porém, sem que os demais sejam esquecidos. Isso é fundamental para garantir a coerência do evento.
Vamos imaginar um evento de uma marca de alimentos saudáveis. Com certeza haverá muita preocupação com a origem dos alimentos, fornecedores locais serão priorizados, e haverá conteúdo sobre saúde e bem-estar. Porém, seria um tanto incoerente exagerar nos materiais descartáveis e não fazer coleta seletiva, por exemplo.
Aliás, gostamos muito de dizer por aqui que coerência é uma palavrinha que anda de mãos dadas com a sustentabilidade.
# 2 Que tal adotar um ODS para seu evento?
Se falar em pilar econômico, social e ambiental ainda soar muito abstratos, vale a pena conferir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os chamados ODS.
As Nações Unidas definiram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como parte de uma nova agenda de desenvolvimento sustentável, onde cada objetivo representa ações concretas que podem ser adotadas.
Ter ciência dos ODS vai aumentar o seu repertório para sugerir ações que vão tangibilizar a sustentabilidade nos eventos.
# 3 Menos é mais
A cenografia pode ser incrível, mas é preciso pensar o que será feito com a mesma depois do evento. Mesmo que a marca seja do segmento luxo, bom gosto não significa desperdício e ostentação já está há muito tempo fora de moda.
Em eventos, se preocupe com soluções práticas como usar madeira de boa qualidade e sem pintura, para que possa ser reutilizada. Ou preferir estruturas metálicas que são mais fáceis de serem reutilizadas.
Busque oferecer um evento com menor geração resíduo, e além disso, esteja preparado para a fazer a gestão desse material.
Disponibilizar cestos diferentes para material reciclável e não reciclável, e garantir uma separação do material “in loco” fazendo a destinação para a reciclagem e minimizando o que é enviado aos aterros sanitários, representa o melhor que pode ser feito em termos de gestão de resíduos.
# 4 Coerência nos brindes
Avalie criteriosamente a sua utilidade, a quantidade de embalagem que o envolve, que tipo de atitude o brinde representa.
Além do brinde em si, vale checar a origem do produto. Quem produziu, de onde vem, quantas emissões de carbono no deslocamento do brinde para chegar até aqui…
Isso não é papo de ativista, é a sua preocupação em entregar algo coerente com o propósito da organização para seu público.
# 5 Conheça e neutralize a “pegada de carbono”
Para que um evento aconteça, alguns mil kg de gases de efeito estufa – aqueles que contribuem para o aquecimento global – foram lançados na atmosfera.
Esteja atento em como reduzir as emissões de carbono do seu evento, e para aquelas que são inevitáveis, adote ações de compensação de carbono.
A ação de compensação reconhecida pelas Nações Unidas é a neutralização de carbono, feita através da aquisição de créditos de carbono gerados por projetos ambientais. Dessa forma você pode apoiar uma iniciativa que comprovadamente gerou benefícios ambientais e sociais.
Baixe o Infográfico em alta qualidade aqui.
# 6 Engage o seu público
As marcas precisam ser honestas com seu público, compartilhando suas ações e metas referentes à sustentabilidade.
Compartilhe quantos Kg de CO2 serão neutralizados, o quanto houve de redução comparando a um evento anterior. Comunique qual o % de reciclagem e quais os impactos positivos dessa ação, por exemplo.
Você pode ainda oferecer ferramentas e conhecimento sobre determinado assunto relativo à sustentabilidade durante o evento, caso seja pertinente.
Ensinar o que pode ser feito com resíduos orgânicos em casa com oficinas de compostagem, ou disponibilizar uma Calculadora de Emissões de CO2 onde é possível conhecer e neutralizar as emissões geradas pelo seu deslocamento até o evento.
O exibição de Selos e Certificados conquistados pelo evento são uma forma de fazer com que o público perceba a preocupação da marca/empresa com as ações de sustentabilidade. Você pode conhecer como funcionam os selos Evento Neutro e Sou Resíduo Zero.
# 7 Sigas as normas
Para quem quiser ir mais a fundo e buscar uma certificação, a ISO 20121 é um padrão de sistema de gestão criado com o objetivo de apoiar os organizadores de diferentes tipos de eventos na integração da sustentabilidade em suas atividades. Existem diversas empresas no mercado que estão aptas a fornecer essa certificação.
Apesar de não ser uma certificação, uma boa prática é reportar as ações realizadas na plataforma on line do GRI EOSS (Global Reporting Initiative – Event Organizers Sector Supplement). O GRI fornece orientações sobre o deslocamento de participantes, seleção do local e gestão do impacto nas comunidades e ambientes naturais.
Gostou das dicas para planejar um evento sustentável? Não deixe de conhecer o nosso e-book “Eventos Sustentáveis” com as principais diretrizes para o planejamento, execução e avaliação de eventos sustentáveis.
Como inspiração, separamos dois cases para dividir com você:
Case Nat Geo Run, uma corrida de rua sustentável
Casa Cor SP na reportagem da Rede Globo que mostra a implementação dos conceitos do programa Sou Resíduo Zero.