Empresas são confrontadas a cada dia com diversos temas sociais e ambientais, tais como mudanças climáticas, pobreza, inclusão, diversidade, saúde e segurança, emissões, resíduos sólidos, entre diversos outros.
A ferramenta chave neste processo é a matriz de materialidade.
Num segundo passo a empresa precisa avaliar a maturidade e qualidade da gestão frente a temas que foram priorizados. Nesta fase o ponto chave é a ferramenta de aprendizagem cívica.
PASSOS
- Identificar temas – via engajamento com stakeholders internos e externos, um benchmarking de sustentabilidade, e uma análise de mídia, se consegue identificar todos os temas que potencialmente tem um impacto no negócio
- Avaliar o impacto no negócio – analisando como cada tema ajuda a ex. reduzir custos, aumentar participação no mercado ou criar um poder de precificação, a metodologia permite determinar a relevância de cada tema para o negócio da empresa.
- Avaliar a percepção de stakeholders – pesquisas e conversas com stakeholders externos permitem entender quais temas são os mais relevantes para stakeholders importantes como clientes, ou para a maioria de stakeholders em geral.
- As avaliações permitem a montagem de uma matriz “impacto no negócio” x “importância para stakeholders” onde temas que têm alta relevância tanto para stakeholders externos quanto para a empresa são priorizados.
As questões trabalhadas nas matrizes de materialidade podem ser relacionadas com os ODSs, que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, as recomendações feitas pela Organização das Nações Unidas (ONU). Cada um desses objetivos traz uma série de diretrizes a serem seguidas. A relação entre os pontos levantados nas matrizes e os ODSs depende muito de cada empresa e dos passos que foram seguidos, mas o fato é que normalmente as questões das matrizes trazem uma relação com os objetivos para atingir a Agenda 2030 da ONU.
Compense suas emissões de CO₂ e ajude a viabilizar projetos socioambientais e de tecnologia limpa.
Desde 2008 conectamos empresas, pessoas e cidades interessadas em quantificar, reduzir e compensar suas emissões de CO2, com o apoio a projetos sociais e ambientais validados e verificados. Carbon Fair – Neutralização e Compensação com Compra de Créditos de Carbono
Como funciona a neutralização de carbono?
Uma empresa ou produto é neutro em carbono quando todas as emissões de gases de efeito estufa provenientes de sua atividade são devidamente quantificadas (inventário de emissões) e uma ação de compensação ambiental (neutralização) é realizada na mesma proporção.
A compra de créditos de carbono é uma solução internacionalmente reconhecida para a compensação do CO₂ emitido pelas empresas, pessoas e governos em suas operações que não puderam ser evitadas.
Neutralize suas Emissões de CO₂
Uma empresa ou produto é neutro em carbono quando todas as emissões de gases de efeito estufa provenientes de sua atividade são devidamente quantificadas (inventário de emissões) e uma ação de compensação ambiental (neutralização) é realizada na mesma proporção.
A compra de créditos de carbono é uma solução internacionalmente reconhecida para a compensação do CO₂ emitido pelas empresas, pessoas e governos em suas operações que não puderam ser evitadas.
Projeto Florestal Vale do Jari REDD+
Como funciona a neutralização de carbono?
Veja como obter o selo de Carbono Neutro para sua empresa, Fale Conosco.
Conteúdo:
Thays do Nascimento
Marketing Eccaplan
thays@eccaplan.com.br
Acordo Amazônia Aquecimento Global Bicicleta Brasil Carbono Ciclovia cidades sustentáveis Clima CO2 COP21 Desenvolvimento Sustentável Desmatamento Efeito Estufa Emissões Emissões de GEE Energia Energia Eólica energia limpa Energia Renovável Energia Solar evento neutro GEE Iniciativa Inovação inventário de emissões Lixo Meio Ambiente Mudanças Climáticas Mundo Noticias Notícia ODS ONU Poluição Reciclagem Rio de Janeiro Sou Resíduo Zero sustentabilidade São Paulo Tecnologia Telhado Verde Transporte Sustentável Água Árvores
- Selo “Sou Resíduo Zero”: Parceria Sustentável entre Paranoid e Eccaplan na Produção Audiovisual
- Programa ISS Neutro: Uma oportunidade para empresas compensarem suas emissões
- O que são mudanças climáticas?
- O que é Carbon Disclosure Project — CDP
- Capital Natural: O que é e por que as empresas precisam se interessar?