No dia 23 de abril, será dada a largada à primeira edição da NAT GEO RUN no Brasil, no Jardim Botânico de São Paulo, em comemoração ao “Dia da Terra”.
A cada ano a NAT GEO RUN, corrida com a marca National Geographic, convoca milhares de pessoas em diferentes países ao redor do mundo com intuito de estimular a prática esportiva, e também de conscientizar as pessoas sobre a necessidade em se preservar o meio-ambiente, a importância no manejo dos recursos naturais da Terra, promovendo mudanças significativas nos hábitos cotidianos que contribuam para deixar o legado de um mundo melhor às futuras gerações.
A NAT GEO RUN Brasil recebe os “Selos Evento Neutro” e “Sou Resíduo Zero” por assumir o compromisso de avaliar alternativas para reduzir e compensar todo o impacto ambiental do evento, relacionados às emissões de gases de efeito estufa e geração de resíduos, além de gerar emprego e trabalhar a educação ambiental.
O Selo Evento Neutro contempla a quantificação e compensação de todas as emissões de carbono relacionados à queima de combustíveis dos geradores de energia, veículos da equipe de produção e corredores, resíduos gerados e viagens aéreas. O evento irá compensar aproximadamente 7.840 kg de CO2, com apoio a projetos ambientais brasileiros certificados, que equivale ao plantio e manutenção de 112 árvores por 10 anos.
Para a gestão de resíduos, a corrida irá apoiar a campanha “Sou Resíduo Zero”, que avaliará ações de redução e destinação correta de todos os resíduos gerados no evento, inclusive o resíduo orgânico / cascas de frutas. Pela primeira vez no Brasil, um circuito de corrida de rua fará uma ação de compostagem in loco, separando todas as cascas de frutas e apresentando diferentes técnicas de compostagem ao público, como: minhocário, leiras estáticas, composteiras de paletes etc
O local escolhido para o evento possui uma área de 360 mil m² de mata atlântica e abriga 380 espécies de árvore, utilizadas para fins de pesquisa e conservação. Além da vegetação, é possível observar animais raros como o tucano de bico verde, bugios e roedores, que vivem livremente na flora.
Lá, os atletas poderão contar com atividades complementares, como a Clínica Esportiva Infanto-Juvenil com Atletas Olímpicos, Exposição fotográfica da série “Expedição Oriente” ao lado da Família Shurmann- colocar como estava no anterior, sobre o veleiro, e muito mais.
A primeira corrida NAT GEO RUN aconteceu nas Filipinas em 2010 e desde então tem se replicado globalmente. Neste ano as provas serão realizadas simultaneamente em sete países diferentes: Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Guatemala, México e Peru.
O início da corrida está marcado para às 08h30, e contará com caminhada de 3 km e corrida de 6 km.
As inscrições estarão abertas a partir do dia 20 de fevereiro, e – excluir devem ser feitas, até o dia 20.04 – incluir, através do site www.natgeorun.com.br.
O FOX Sports fará a cobertura ao vivo do evento dentro de sua programação.