Case National Geographic: Um evento mais sustentável na prática

Veja como a Corrida de Rua da National Geographic no Brasil se tornou mais sustentável adotando ações de educação, gestão de resíduos e compensação ambiental.

Vários países da América Latina correram literalmente juntos pela causa do meio ambiente em abril, de 2017 e 2018, nas duas edições da NAT GEO RUN. O objetivo da Corrida de Rua da National Geographic vai além de convocar milhares de pessoas ao redor do mundo a praticar esportes.   

O evento é um convite para a reflexão sobre a importância da preservação do meio ambiente, e como isso está ligado ao nosso bem-estar. Não é à toa, que o evento é realizado em comemoração ao Dia da Terra.

No Brasil, cada uma das edições mobilizou cerca de 3 mil inscritos, uma multidão animada que acordou cedo para correr por alamedas arborizadas e que pôde ter contato com um evento diferente, onde as ações sustentáveis foram realizadas de forma consistente e de forma a engajar o público.

Principais Desafios

O evento é uma corrida com a marca National Geographic, que convoca as pessoas ao estímulo a prática esportiva, e também à conscientização sobre a necessidade em se preservar o meio-ambiente, a importância no manejo dos recursos naturais da Terra, promovendo mudanças significativas nos hábitos cotidianos que contribuam para deixar o legado de um mundo melhor às futuras gerações.

O desafio era fazer um evento que adotasse ações sustentáveis de fato, para ser coerente com o seu propósito, e que ao mesmo tempo pudesse engajar o público nessas ações.  

Para saber mais, fale com um de nossos especialistas e faça um diagnóstico do seu evento!

Soluções utilizadas no Evento  

Com o suporte da consultoria em sustentabilidade Eccaplan, foi feito o planejamento e seleção de ações que seriam relevantes para reduzir o impacto ambiental do evento, e para tornar concreto aos participantes como eles poderiam atuar em favor do meio-ambiente.

O importante na fase do planejamento foi prever o alcance das ações nas 3 fases do evento: Pré-Evento, Evento e Pós-Evento.

Agora você vai conhecer as soluções utilizadas.

Depoimento Melissa

Case nat Geo Run - Melissa

“eu acho que foi um impacto muito legal, o pessoal saiu daqui com uma mente que pode incluir essas ações no seu dia-a-dia” Melissa Shiroma – Marketing National Geographic

Gestão de resíduos “Sou Resíduo Zero”

Um dos impactos ambientais mais visíveis gerados por eventos como esse, são os resíduos. Copos e garrafas plásticas de água, restos das frutas disponibilizadas pela organização e materiais de comunicação como lonas impressas são materiais recicláveis que na maioria dos eventos, acabam indo para o aterro sanitário.

Apesar de ser uma destinação “correta” do ponto de vista da legislação ambiental, o objetivo nesse evento era dar um destino mais nobre a esses materiais. Por isso foi adotado o programa Sou Resíduo Zero e seus princípios Não Gerar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Compostar.

Frutas foram disponibilizadas a granel sem embalagens plásticas, também não foram usados sacos plásticos, e sim bombonas plásticas para recolher o resíduo orgânico, e os materiais usados nas peças de comunicação foram selecionados com base em seu reuso e potencial de reciclagem.

A coleta seletiva foi realizada usando 2 tipos de lixeiras, devidamente identificadas, sendo as maiores para materiais Recicláveis e menores para Orgânicos. Além de estarem em grande quantidade, em locais acessíveis, o animador do evento solicitou com frequência, ao microfone, que as pessoas fizessem a deposição do material de forma correta nas lixeiras.  

A ação foi comunicada no Pré e no Pós evento com a divulgação do selo e certificado Sou Resíduo Zero, via release de imprensa com as metas e resultados alcançados.

Oficina de Compostagem e Biofertilizante

Tratar os resíduos orgânicos em uma casa ou em apartamento é simples e fácil, e essa é uma maneira de reciclar o resíduos orgânico que vira adubo e biofertilizante. Para passar essa informação, na arena do evento foram expostas diferentes técnicas de compostagem pela equipe da Eccaplan.  

O público teve a oportunidade de conhecer o funcionamento de um minhocário e de como construir um, além de poder levar para casa composto orgânico e biofertilizante para adubar as plantas.

Para representar o fechamento de um ciclo, uma oficina de plantio foi realizada pelo Loa Terra.

Depoimento Rafael

Case Nat geo Run - Rafael

“corridas deste tamanho são uma grande oportunidade para fazer ações sustentáveis. Se todas as corridas do Brasil tivessem alguma ação sustentável, com a preocupação com o meio-ambiente, reciclagem, teríamos um número significativo de pessoas aderindo a esse tipo de iniciativa  ” Rafael Prata – Norte Marketing Esportivo

Neutralização de Carbono

O excesso de gases de efeito (GEE) estufa na atmosfera é considerado um dos principais causadores do aquecimento global e dos efeitos negativos das mudanças climáticas. A neutralização de carbono é a forma reconhecida pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) de compensar esse impacto ambiental.

Para medir seu impacto ambiental em termos de emissões de CO2, foi realizado o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa gerados como consequência da montagem, realização e desmontagem do evento.

Para compensar essas emissões, o evento adotou o programa Evento Neutro. O Evento Neutro é um programa voluntário de responsabilidade socioambiental para organizações e pessoas engajadas em ações contra as mudanças climáticas.

Para a neutralização das emissões das apresentações, foi utilizada a seguinte metodologia: levantamento de dados, cálculo das emissões de acordo com a metodologia do GHG Protocol, compensação das emissões pelo mecanismo de créditos de carbono.

O selo Evento Neutro foi exibido no site no evento, com um link para página que explicava sobre a ação e o projeto apoiado. Dessa forma, o público geral poderia saber de forma transparente com a compensação ambiental seria feita pelo evento.

Calculadora de Emissões de Carbono

Como forma de engajar o público nesse tema, uma Calculadora de Emissões on-line, personalizada com a identidade visual do evento, ficou disponível no site. Nessa página o participante pôde colocar os dados de seu deslocamento, conhecer qual o impacto ambiental gerado em termos de emissão de CO2 e escolher um projeto socioambiental para a neutralização.

Resultados Alcançados

  •  Mais de 5.000 kg de carbono neutralizados
  • Mais de 250 kg de material reaproveitado
  • 3.000 pessoas impactadas
  • ZERO caçamba de lixo para aterro sanitário

Lixo orgânico

Para Fernando Beltrame, presidente da Eccaplan, consultoria em sustentabilidade, “a neutralização de carbono e o gerenciamento de resíduos sólidos são ações recomendadas pela ISO 20121 de Gestão Sustentável de Eventos, e além do impacto positivo para o meio ambiente, promove o desenvolvimento econômico e social”.

Quer saber mais? Fale com um dos nossos consultores especializados, e faça seu evento com o selo Evento Neutro!

Compartilhe

NEWSLETTER

Quer receber nossas novidades em seu e-mail?

Inscreva-se no formulário com seu nome e e-mail que enviaremos novos conteúdos mensalmente.

Pular para o conteúdo