A Mancha foi estabelecida na Incubadora de Empresas da Coppe – UFRJ, situada no Parque Tecnológico da UFRJ. A tecnologia foi desenvolvida ao longo de 07 anos. Desde 2010 a equipe da Zebu Mídias Sustentáveis desenvolve experimentos com a formulação de tintas orgânicas para aplicação em serviços de comunicação. Após muitos testes, foi compreendida a pertinência do produto e a sua melhor destinação.
A empresa pretende promover a infância e o brincar livre, reconhecendo-os como fundamentos para uma relação equilibrada do ser-humano com a natureza, entendendo que as crianças são o futuro da sociedade e do planeta e que somente através da educação e da preservação do brincar livre será possível construir cérebros aptos a desenvolver soluções criativas para os novos desafios da humanidade.
A marca se propõe a ser uma companheira de brincadeiras e aprendizados de crianças e adultos, materializando-se inicialmente por intermédio de uma linha de tintas orgânicas composta por pigmentos extraídos de vegetais, nas cores urucum, açafrão, erva-mate e cacau, com o propósito de colorir, divertir e criar boas memórias sobre alimentos nutritivos e natureza de forma geral.
Seguindo nesse caminho, a Mancha se uniu à Eccaplan para fazer parte do projeto Frete Neutro, o que significa que todas as entregas terão sua taxa de CO2 quantificada e compensada por meio de projetos de preservação florestal como o Maísa que atua na Floresta Amazônica, contribuindo para um menor impacto ao meio ambiente.
Conheça as tintas da Mancha Orgânica, clicando aqui!
Sobre o Programa Frete Neutro
Alinhado ao propósito de incentivar a economia circular e uma relação de prosperidade, a Mancha recebeu o Selo Frete CO2 Neutro, por assumir o compromisso de reduzir, quantificar e compensar as emissões de CO2 provenientes de suas entregas.
Esse escolha foi feita devido à consciência de que os gases do efeito estufa (GEEs) – emitidos principalmente pela queima de combustível fóssil (relacionado ao uso de diferentes modais de transporte), ou pelo consumo de energia, ar-condicionado, água e geração de resíduos – são aceleradores das mudanças climáticas. Apenas o setor de logística e transporte é responsável por aproximadamente 14,4 % das emissões globais.
Sendo assim, a compensação de carbono das emissões das entregas dos produtos vendidos na Mancha é realizada através do Programa CO2 Neutro, coordenado pela ECCAPLAN Consultoria em Sustentabilidade, que apoia financeiramente projetos ambientais e sociais brasileiros certificados.
O Selo Frete CO2 Neutro consistem em cinco principais ações:
- Cliente: realiza o pedido do produto no e-commerce;
- E-commerce: avalia o tipo de veículo e roteiro de coleta / entrega; envia estes dados à Eccaplan
- Eccaplan: por meio do seu sistema (carga manual ou integrada), realiza a quantificação das emissões de gases de efeito estufa (GEE) com base em estudos desenvolvidos pela Eccaplan, dados das entregas/caminhão e/ou indicadores do CONPET, Correios e IPC (International Post Corporation).
- Eccaplan realiza a compensação das emissões de GEE, com o apoio financeiro a projetos de reduções de emissões por desmatamento e degradação evitados (REDD) ou tecnologia limpa, na mesma proporção do impacto ambiental.
- Eccaplan envia para o e-commerce o certificado de neutralização de carbono de cada entrega e o consolidado mensal. Cada cliente pode receber o seu certificado individual e personalizado.
Quer entender mais sobre neutralização de carbono? Veja o vídeo abaixo!
Sobre a Eccaplan
A Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, instalada dentro do Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia), foi fundada em 2008 com o objetivo de desenvolver e implementar projetos socioambientais como: Programa de Gestão de Resíduos com o Sou Resíduo Zero, Relatórios de Sustentabilidade e Quantificação e Compensação de Gases de Efeito Estufa. Com o apoio do Ministério da Ciência & Tecnologia e da USP, foram desenvolvidos os programas de ação e educação contra as mudanças climáticas – Programa Evento Neutro e CO2 Neutro. Estes programas consistem em quantificar e compensar o impacto ambiental de shows, feiras, eventos corporativos, produtos, empresas, entre outros.