A Aquay Beachwear, nasce com o objetivo de proporcionar às consumidoras uma experiência única de consumo sustentável, com um preço justo, oferecendo desde modelos tradicionais até os mais sofisticados; desenvolvendo modelos confortáveis, com detalhes que fazem com que as peças se tornem exclusivas; utilizando insumos certificados, com selo de qualidade, e sempre se preocupando em garantir a rastreabilidade de seus insumos, sendo assim, proporcionando além de uma experiência sustentável por de trás dos produtos, o conforto e a satisfação em usar Aquay.
Um dos pilares da marca é buscar a otimização de recursos, eficiência produtiva e energética, menor impacto e preservação do meio ambiente, através da utilização de insumos reciclados, biodegradáveis, orgânicos, ou reaproveitados; realização do controle de metais pesados quando utilizados; ações específicas de qualidade e logística assertiva, a fins de reduzir a necessidade de troca do produto; ações sociais de compensação e recuperação ambiental assim como plantio em áreas desmatada e limpeza de praias.
“Nós como pessoas, e como consumidores nos importamos com o meio ambiente, nos importamos com a nossa sociedade e além de tudo, nos importamos com os problemas socioambientais” disse Augusto Santiago, sócio da Aquay.
O Augusto e a Paola, idealizadores da Aquay, não queriam simplesmente lançar mais uma marca de moda praia, dentre tantas que já existem no mercado, buscavam suprir uma carência, substituindo o conceito de gerar valor no produto pelo simples fato do produto ser considerado de menor impacto ambiental (onde tantas marcas o chamam de “sustentável”).
“Precisamos de tecnologia, a indústria realmente consegue hoje produzir tecido biodegradável ou orgânico, mas quanto de energia e água não foi gasto para essa produção? O solo foi conservado? Preciso saber trabalhar com nossos resíduos, trabalhar o ‘upcycling’, dar um novo propósito a materiais que seriam descartados, com criatividade e qualidade”, comentou Paola Mourão, sócia da Aquay.
Acima de tudo, buscam ser transparentes com o consumidor. Por isso, a Aquay quer desenvolver uma relação de confiança com todos, assim como remunerar adequadamente toda a cadeia produtiva de forma justa, entregando um produto de qualidade e com preço justo!
O objetivo como marca é entregar uma experiência de uso sustentável aos clientes, não apenas pelo produto estar gerando o menor impacto possível ao meio ambiente, mas sim por todas as ações desenvolvidas em torno dos pilares da sustentabilidade.
Seguindo nesse caminho, a Aquay Beachwear se uniu à Eccaplan para fazer parte do projeto Frete Neutro, o que significa que todas as entregas terão sua taxa de CO2 quantificada e compensada por meio de projetos de preservação florestal como o Maísa que atua na Floresta Amazônica, contribuindo para um menor impacto ao meio ambiente.
Sobre o Programa Frete Neutro
Alinhado ao propósito de incentivar a economia circular e uma relação de prosperidade, Aquay Beachwear recebeu o Selo Frete CO2 Neutro, por assumir o compromisso de reduzir, quantificar e compensar as emissões de CO2 provenientes de suas entregas.
Ao serem perguntados sobre qual a importância de fazer parte do programa Frete Neutro, Augusto comentou: “Permite que a empresa e os clientes, mesmo que de forma indireta, atuem com ações ambientais em prol do meio ambiente através de projetos brasileiros de preservação florestal, tecnologia limpa e plantio de árvores.”
Essa escolha foi feita devido à consciência de que os gases do efeito estufa (GEEs) – emitidos principalmente pela queima de combustível fóssil (relacionado ao uso de diferentes modais de transporte), ou pelo consumo de energia, ar-condicionado, água e geração de resíduos – são aceleradores das mudanças climáticas. Apenas o setor de logística e transporte é responsável por aproximadamente 14,4 % das emissões globais.
Sendo assim, a compensação de carbono das emissões das entregas dos produtos vendidos na Aquay Beachwear é realizada através do Programa CO2 Neutro, coordenado pela ECCAPLAN Consultoria em Sustentabilidade, que apoia financeiramente projetos socioambientais brasileiros certificados.
O Selo Frete CO2 Neutro consistem em cinco principais ações:
Cliente: realiza o pedido do produto no e-commerce;
E-commerce: avalia o tipo de veículo e roteiro de coleta / entrega; envia estes dados à Eccaplan
Eccaplan: por meio do seu sistema (carga manual ou integrada), realiza a quantificação das emissões de gases de efeito estufa (GEE) com base em estudos desenvolvidos pela Eccaplan, dados das entregas/caminhão e/ou indicadores do CONPET, Correios e IPC (International Post Corporation).
Eccaplan realiza a compensação das emissões de GEE, com o apoio financeiro a projetos de reduções de emissões por desmatamento e degradação evitados (REDD) ou tecnologia limpa, na mesma proporção do impacto ambiental.
Eccaplan envia para o e-commerce o certificado de neutralização de carbono de cada entrega e o consolidado mensal. Cada cliente pode receber o seu certificado individual e personalizado.
Quer entender mais sobre neutralização de carbono? Veja o vídeo abaixo!
Sobre a Eccaplan
A Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, instalada dentro do Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia), foi fundada em 2008 com o objetivo de desenvolver e implementar projetos socioambientais como: Programa de Gestão de Resíduos com o Sou Resíduo Zero, Relatórios de Sustentabilidade e Quantificação e Compensação de Gases de Efeito Estufa. Com o apoio do Ministério da Ciência & Tecnologia e da USP, foram desenvolvidos os programas de ação e educação contra as mudanças climáticas – Programa Evento Neutro e CO2 Neutro. Estes programas consistem em quantificar e compensar o impacto ambiental de shows, feiras, eventos corporativos, produtos, empresas, entre outros.